Divulgação

“Shade – Entre bruxas e heróis” mostra de forma lúdica e leve os desafios enfrentados por um menino de 10 anos com paralisia cerebral parcial

Distribuído pela Cineart Filmes, o premiado longa tem a sua estreia brasileira no dia 24 de janeiro

Depois de passar por mais de 20 festivais pelo mundo de ganhar os prêmios do juri popular no Festival Internacional de Toronto (Tiff Kids) e de melhor filme na Mostra Geração do Festival do Rio deste ano, o filme chega ao Brasil no dia 24 de janeiro com distribuição da Cineart Filmes.  

O longa, dirigido por Rasko Miljkovic, é um coprodução entre Sérvia e Macedônia e nos apresenta o garoto Jovan, que tem 10 anos de idade e nasceu com paralisia cerebral parcial. Tímido, autoconsciente e sem muitos amigos, ele frequentemente deixa a sua mente escapar para uma cidade imaginária, onde ele é Shade, um super-herói que combate crimes, bruxas e bullies, e no qual não é limitado pelo seu próprio corpo. Jovan está em sua zona de conforto vivendo dessa forma até que conhece Milica, uma garota que não se intimida facilmente e que logo o intima a embarcar em uma aventura – libertar o seu pai de sua nova namorada, que ela acredita ser uma bruxa que o enfeitiçou e o roubou de sua mãe. Os novos amigos logo se unem e preparam um plano para quebrar o feitiço e libertar o pai de Milica para reunir sua família novamente. Dedicado a ajudar a nova amiga nessa missão, Jovan precisa desmontar o muro que construiu ao seu redor e enfrentar algumas de suas limitações e inseguranças.  

Shade – Entre Bruxas e Heróis é, acima de tudo, um retrato honesto e delicado de luta e aceitação e de como uma amizade verdadeira pode levar a descoberta da força interior. “Eu espero que uma parte dos espectadores olhe ao redor e preste atenção a todos os que vivem, se esforçam em procurar seu lugar no mundo assim como nós, mas são marginalizados e velados na invisibilidade somente porque é mais confortável para nós não lidar com eles, acreditando que eles vão de alguma maneira evaporar e desaparecer se nós o ignorarmos por tempo suficiente”, diz. 

Ainda segundo o diretor, em tempos como os de hoje, o cinema torna-se uma ferramenta fundamental para facilitar a comunicação com as crianças. “Eu acredito que vivemos em tempos em que as crianças são comunicadas com mais liberdade e abertamente, ou pelo menos é o que estamos tentando globalmente, e é uma tendência que eu apoio totalmente. Me parece que a maneira mais saudável e sensata é que essas questões sejam comunicadas as crianças por um meio que elas achem acessível e divertido, e essa é a razão pela qual o cinema é uma excelente plataforma de comunicação”, finaliza Miljkovic. 

Sinopse 
Jovan, de dez anos, está acostumado com a sua rotina entre casa, escola e fisioterapia. Tímido e sem muitos amigos, o garoto, que tem paralisia cerebral parcical, se refugia em um mundo imaginário, onde ele é Shade, um super-herói que combate, na ficção, as bruxas e bullies que o atormentam na vida real. Tudo muda quando ele conhece a corajosa e determinada Milica, sua nova colega de escola, que logo o convence a embarcar em uma caça às bruxas de verdade: libertar o pai da garota de sua madrasta, que ela acredita tê-lo enfeitiçado. Para seguir com essa missão, Jovan vai precisar enfrentar também as suas próprias limitações, inseguranças e descobrir o poder de amizades verdadeiras. 

SHADE – ENTRE BRUXAS E HERÓIS 
Direção: Rasko Miljkovic 
Roteiro: Milos Kreckovic e Marko Manojlovic  
Elenco: Mihajlo Milavic, Silma Mahmuti, Jelena Djokic 
Gênero: Drama / Fantasia 
País: Sérvia e Macedonia 
Ano: 2018 
Duração: 90 min 
Classificação: a definir 

Crédito da foto: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment