A fibrose cística é uma doença genética rara que faz com que a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, desencadeando diversos sintomas, como suor mais salgado que o habitual, tosse frequente, dificuldade em ganhar peso ou estatura, pneumonias frequentes e diarreia.

O Setembro Roxo é o mês nacional de Conscientização da Fibrose Cística, e é promovido anualmente pelo Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística em parceria com as associações de assistências de todo o Brasil juntamente com voluntários que tenham o intuito de conscientizar a sociedade sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. 

Para alertar a população sobre o assunto, Verônica Stasiak Bednarczuk, portadora da fibrose cística, fundou em 2011, a ONG Unidos pela Vida.

  • A Unidos pela Vida nasceu da necessidade de alertar o público a prestar mais atenção nos sinais apresentados pelo corpo. Nosso objetivo é contribuir para a busca do diagnóstico precoce e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a síndrome – explica Verônica Stasiak, Diretora Geral e Fundadora do Instituto Unidos pela Vida.

No dia 2 de setembro, os cariocas poderão participar da 2ª edição da pedalada de fibra, no Aterro do Flamengo, às 8h. Voluntários estarão presentes para explicar os sinais e os sintomas da doença, que se diagnosticada precocemente, dá ao portador melhores condições de vida. É possível identificá-la pelo Teste do Pezinho e a sua confirmação se dá por meio do diagnóstico do Teste do Suor. 

Por: Gabriel Malheiros