Setembro Amarelo: aulões de ginástica gratuitos acontecem neste sábado (25)

A iniciativa faz parte das atividades do setembro Amarelo, período dedicado aos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Buscando enfatizar a importância dos cuidados com a mente e o corpo por meio das atividades físicas, acontecem neste sábado (25) aulões de ginástica gratuitos nas três unidades da academia Körper – Itaipava, Itamarati e Bingen. A iniciativa faz parte das atividades do setembro Amarelo, período dedicado aos cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

“A prática de exercícios pode atuar tanto na prevenção quanto como complemento aos tratamentos médicos ou psicológicos. É muito importante que ameaças de suicídio sejam levadas a sério, desmistificando a ideia de que quem ameaça não faz. Suicídios são evitáveis e o papel de cada um de nós nesse contexto é o de estar atento, fazer o acolhimento destas pessoas, ouvindo o que elas têm pra dizer e tentar fazer o encaminhamento a algum tipo de ajuda profissional”, disse Nathy Merkalldo, profissional de Educação Física e coordenadora de aulas coletivas da Körper.

Dados da Secretaria de Saúde de Petrópolis revelam que em seis anos (2015 a 2020), 91 pessoas tiraram a própria vida na cidade. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), chamam ainda mais atenção: a cada 40 segundos, no ano de 2019, houve um suicídio, sendo considerada a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Doenças como a depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia e distúrbios por uso de drogas lícitas e ilícitas estão entre as principais causas para o suicídio.

Com a atual pandemia da covid-19, alguns pesquisadores começaram a notar um alto potencial de suscetibilidade a consequências extremas para a saúde mental, incluindo ideação e tentativas de suicídio. “O suicídio deve ser abordado todos os dias e não deve mais ser tratado como um tabu em nossa sociedade. É preciso ter empatia, conversar, falar, pesquisar, estudar, discutir abertamente sobre isso, pois atitudes como estas podem salvar vidas”, frisou a Nathy.

Grande parte das pessoas acredita que a única forma de tratamento e reversão de um quadro depressivo, por exemplo, são os medicamentos, esquecendo-se da funcionalidade e dos grandes benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer para a vida. A prática regular (diária) de exercícios físicos durante 30 a 40 minutos ajuda a diminuir o nível de estresse e ansiedade. As sessões de treinamento exigem foco na execução das atividades e dos movimentos, o que ajuda a pessoa a desviar a atenção de sentimentos que causam preocupações, estresse e ansiedade.

“Além disso, a liberação de hormônios que geram bem-estar (serotonina, dopamina, endorfina) ajuda na regulação do sono e do humor. Outros fatores muito relevantes que os exercícios trazem como benefícios são a sociabilização e a interação com outras pessoas, que podem contribuir de forma muito positiva para a saúde mental”, explica a profissional de Educação Física.

Os aulões de ginástica gratuitos vão acontecer na parte da manhã e após as atividades haverá uma roda de conversa sobre saúde mental. As aulas serão de Step Fit, ritmos, circuito funcional, jump e Bike Indoor. Para participar basta chegar em uma das unidades nos horários programados.

Veja a programação:

Unidade Itamarati – 09h30

Step Fit e Ritmos – com Alessandro Sheik e Hanna Reynald

Unidade Itaipava – 10h

Circuito Funcional, GAP e abdominal – com Jéssica Fonseca

Unidade Bingen – 10h

Jump e Bike Indoor – com Marcelo Sadock

Foto: Aulão Amarelo, realizado em setembro de 2019 na Körper Itamarati.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.