Parceiro do Natal Imperial, o Sesc Quitandinha abre nesta sexta-feira (06.12) sua programação, com grande show da cantora Maria Rita, às 20h30, no Teatro Mecanizado. Os ingressos já estão esgotados. Mas a noite está repleta de atrações:a partir de 18h, os visitantes já serão recepcionados ao som do grupo carioca Fanfarra Black ClubEm seguida, às 19h, o concerto dos Corais dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, em frente ao Palácio, antecede o acendimento da iluminação da árvore natalina, às 20h, no lago. A programação do Natal Sesc Quitandinha vai até o dia 24 de dezembro, com shows, exposições, oficinas, teatro e diversas atrações.

Com 15 metros de altura, a árvore é o destaque da decoração. Estruturada em ferragem, ela fica instalada em uma balsa de chapa naval flutuante no espelho d’água. A alegoria, que recebeu estrelas, LED, bolas vermelhas, sinos dourados e uma estrela de 2 metros na ponta, soma ao Palácio Quitandinha completamente iluminado. Também serão exibidas projeções de um vídeo mapping natalino exclusivo em sua fachadaA projeção acontece sempre às sextas-feiras e sábados, das 19h às 23h, entre os dias 8 e 23 de dezembro.

“O Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc, é um dos grandes parceiros do Natal Imperial, que só foi possível graças ao apoio e patrocínio da iniciativa privada. O Natal Sesc Quitandinha vem para somar à programação que foi montada pela prefeitura. Nosso objetivo, com a festa, sempre foi compartilhar. E estamos conseguindo mobilizar diversos setores da sociedade, que estão fazendo um Natal lindo em Petrópolis, todos juntos”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Programação do fim de semana com shows e atividades para crianças

O primeiro fim de semana da programação do Natal Sesc Quitandinha está repleto de atrações. No sábado, às 20h30, o destaque é internacional: a cantora Carminho chega de Portugal para sua primeira apresentação em turnê brasileira no Rio e em São Paulo. A fadista portuguesa apresenta o show “Carminho canta Tom Jobim”. No mesmo palco, no Teatro Mecanizado, sobe o Coral Mil Vozes, com crianças do Programa Canta Petrópolis, formado por 50 corais de alunos da rede municipal. A apresentação será no domingo, às 19h.

Já no Lago Quitandinha, outras atrações gratuitas também fazem parte da programação. No sábado, às 12h30, a orquestra Fanfarrada tocará clássicos da música latino-americana, e, no domingo, às 11h, o público poderá assistir ao show de Kleiton e Kledir e as Canções do Par ou Impar. No mesmo dia, às 10h e às 14h, o lago recebe “Mais que água”, com a Cia. Dois de Paus, que traz a história de Cícero e Joaquim, grandes amigos que decidem alertar as pessoas que o bem mais precioso que a humanidade tem (a água) está acabando. Outra atração no lago, a Companhia Arteira se apresenta domingo, às 12h30, com o infantil “Primeira Estrela”, trazendo à cena cantoria, danças, bonecos e referências da cultura popular brasileira.

No Café Concerto, entre 15h e 17h de sábado, haverá apresentações da Cantata de Natal. Às 19h30 do mesmo dia, será realizada no Hall Monumental a sessão “Sussurradores Poéticos”, uma Intervenção artística e poética com dois artistas que buscam provocar o público a encontrar uma brecha no corre-corre do cotidiano para aguçar ouvidos e sensibilidade. No mesmo local, uma árvore de Natal, criada pelos artistas Daniel Leão e Tania Sarquis, vai proporcionar ao público compartilhar desejos para o ano novo, e uma exposição de Responsabilidade Social com fotografias Pinhole também poderá ser conferida no Hall.

Sábado e domingo, haverá Contação de Histórias para adultos e crianças. Na Biblioteca do Sesc Quitandinha, às 10h30 e às 15h, será apresentado “Imaginidades”, espetáculo que conta as aventuras de dois amigos, Joyce e Bento, que com muita imaginação e criatividade passeiam pelo jardim, cantando com os animais, entram no mundo do folclore e no mundo das canções de Natal.

O salão Roosevelt receberá o “Presépio Esperança Renovada”, uma montagem atemporal, inspirada na tradição dos grandes mestres em retratar a cena de adoração aos Reis Magos.

Além do vídeo mapping na fachada do Sesc Quitandinha, a Cúpula do edifício também trará experiências de sonho e fantasia para o público com a “Janela para o imaginário”. A atividade, inspirada na poesia do Natal, terá estrutura especialmente criada para transportar visitantes por viagem sensorial de lembranças, sentimentos, imagens, sons e símbolos natalinos.