Procedimento faz parte das ações da Controladoria para melhorar a transparência

Com o objetivo de manter a liderança entre as cidades da Região Serrana no ranking de transparência da Controladoria Geral da União (CGU) e melhorar o posicionamento de Petrópolis entre os 92 municípios do Estado – a cidade ocupa a 6ª posição – a gestão do prefeito Bernardo Rossi segue investindo para em ações para fortalecer a transparência nas contas públicas. A Controladoria Geral do Município realizou o treinamento e atualização permanente dos seus servidores e, nesta semana, equipes das unidades de controle interno participaram de um treinamento sobre gestão de risco.

“A transparência na gestão das contas públicas é uma prioridade. E fortalecer o trabalho da Controladoria é fundamental para que possamos manter a lideranças entre as cidades da Região Serrana e melhorar o desempenho entre os 92 municípios do estado. Para isso é fundamental que os nossos servidores recebam atualização permanente”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que duas novas leis foram sancionadas para reforçar a transparência e o combate à corrupção, ampliando os poderes da Controladoria do município. “Hoje a nossa Controladoria tem instrumento para responsabilizar e punir, por exemplo, empresas que lesem o erário público”, lembra.

O treinamento dos servidores em gestão de risco é um passo importante uma vez que Petrópolis está entre os municípios da Região Metropolitana – primeira rede de municípios onde o sistema está sendo implementado. “O treinamento dos servidores é mais uma ação de fortalecimento da Controladoria. A atualização é fundamental para que a nossa equipe esteja afinada com as diretrizes do TCE e do Ministério Público”, destaca o controlador Geral do Municípios, Fábio Alves, lembrando que como parte dos municípios da Região Metropolitana – que será a primeira rede de municípios a ter o novo sistema –  Petrópolis precisa estar afinada com a questão da Gestão de Risco, que está sendo implementada pelo TCE e pelo Ministério Público.

“A intenção é de que nossos servidores estejam capacitados e atualizados para que Petrópolis possa se destacar e ser mais um município de ponta na gestão de risco”, destaca.