Serviços da Receita Federal ficam indisponíveis O site ficou instável por quatro dias seguidos e prejudicou os contribuintes que dependem de recursos vindos do sistema.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os usuários que precisaram dos serviços da Receita Federal não puderam contar com eles nos últimos dias. O site ficou instável por quatro dias seguidos e prejudicou os contribuintes que dependem de recursos vindos do sistema.

A Receita informou que o incidente ocorreu durante a operação em equipamentos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), por isso, alguns serviços têm mostrado momentos de indisponibilidade.

O Serpo informou que os sistemas afetados envolvem:

  • Emissão de certidão negativa e situação fiscal;
  • Caixa postal;
  • Parcelamentos especiais;
  • Simples Nacional, no qual está disponível para realizar consulta aos documentos de arrecadação pagos;
  • Documentos de arrecadação;
  • Distribuição dos tributos de ITR e Simples Nacional;
  • Recolhimento de documentos ao e-Processo;
  • Infojud;
  • Dossiê Integrado.

A Receita Federal esclareceu que essa instabilidade não afetou o sistema relacionado ao cumprimento de obrigações tributárias principais ou acessórias, com prazo para encerramento nesta semana.

De acordo com a instituição, o site apresentou instabilidade desde a última terça-feira (10), quando o órgão liberou a consulta do segundo lote de restituições. Que foi o maior da histórias com mais de 2,4 milhões de contribuintes recebedores.

Após isso, as visitas à página aumentaram, principalmente no início da manhã, causando falhas nos serviços da Receita Federal. As mensagens que apareciam na tela eram de  “erro de habilitação do usuário” e “aplicação temporária indisponível”.

O portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), o envio de declaração através do Receitanet e os sistemas aduaneiros também foram atingidos. A previsão é de que os sistemas voltem gradativamente e com isso sejam restabelecidos.

O site da Receita Federal é um dos principais meios de comunicação com os contribuintes. Além dele, os usuários podem baixar em seu smartphone o aplicativo da Receita ou telefonar para o Receita Fone de número 146.

Entre março e abril começam as entregas das declarações do Imposto de Renda, um dos serviços da Receita Federal. E os usuários utilizam, justamente, o site da instituição para tirar dúvidas e baixar o programa.

Fonte: FDR

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.