Os serviços de manutenção e extensão da rede de iluminação pública em Petrópolis vão contar com sete equipes de trabalho. Os funcionários que foram contratados pela empresa Vitorialuz, responsável pelos serviços, iniciam treinamento nesta terça-feira (06.02). A atuação em campo ocorre já na próxima semana, logo após o Carnaval. A empresa vai ficar responsável por 40 mim pontos de luz e terá ainda a missão de aumentar e modernizar a rede.

Quatro equipes vão contar com caminhão com cesto aéreo, que contam com motorista, eletricista e ajudante. Outras três vão usar carros pequenos, com eletricista e ajudante. Essa divisão permite que parte dos funcionários atuem em locais de difícil acesso, como comunidades e ruas estreitas.

“A manutenção da iluminação pública ocorreu durante todo segundo semestre do ano passado. Este serviço continua, mas além disso, será retomado também a extensão da rede. A cidade vai ter o serviço dia e noite da mesma forma que estava sendo feito”, diz o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Djalma Januzzi.

O trabalho foi prejudicado em 2017 após a saída da antiga empresa, que deixou o serviço cobrando uma fatura mais alta do que o efetivamente feito, sem cumprir ordens de serviço e realizando demandas que não foram apresentadas pelo Departamento de Iluminação Pública da SSOP. Em junho, foi aberto procedimento licitatório, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou esclarecimentos do edital e a concorrência foi adiada. Um mês depois, o município fez uma contratação emergencial para a manutenção da rede. Só no segundo semestre do ano passado, 8.035 pontos de luz em 102 locais diferentes em todos os distritos foram consertados.

No fim do ano, a licitação foi liberada pelo TCE e a concorrência foi vencida pela Vitorialuz oferecendo R$ 3,79 milhões pelo serviço – 36,3% abaixo do teto. A empresa ficará responsável por manter, no mínimo, 98% do parque de iluminação pública funcionando plenamente. Petrópolis tem 40.805 pontos de luz. A Vitorialuz também deverá realizar atendimento gratuito por telefone (0800) e pela internet e será responsável pelo mapeamento de todos os pontos, para identificar e facilitar o trabalho das equipes de manutenção.

O treinamento das equipes será realizado no Centro de Cultura Raul de Leoni. Os funcionários serão orientados sobre normas de segurança no trabalho, tanto com relação a eletricidade quanto a altura, e noções de preservação ao meio ambiente. Depois disso, o Departamento de Iluminação Pública vai apresentar as primeiras ordens de serviços que deverão ser executadas pela empresa.

Os moradores continuam podendo apresentar solicitações para manutenção pelos telefones 0800-024-1000 ou 2233-8165, ou ainda pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), clicando no ícone de iluminação pública, que fica na lista à direita.