Serviço de castração de cães e gatos é iniciado em Itaipava

Foram iniciadas, nesta terça-feira (09.10), as castrações de cães e gatos por meio da parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Durante um mês, cerca de 600 animais serão esterilizados, beneficiando moradores de regiões próximas a áreas de preservação ambiental: Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera.

“Esta parceria é muito importante e vem nos auxiliar no trabalho que desenvolvemos de controle da população de animais de rua permitindo que a população possa levar seu bichinho e castrá-lo. Conseguimos trazer de volta o serviço de Castração no meio do ano através de um convênio com uma clínica veterinária. Foram mais de 900 animais castrados. Queremos permitir que mais pessoas possam ter acesso a este serviço, prevenindo ninhadas indesejadas”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

As castrações vão se estender até o dia 07 de novembro. Os cadastros já foram feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros. A ação é por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, que leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

“É um espaço muito limpo e equipado, apropriado para este tipo de serviço. Fico feliz pelo município conseguir trazer este trabalho beneficiando os moradores desta região. No mês que vem, estaremos com a nossa etapa do Serviço de Castração Gratuita, atendendo aos moradores de Itaipava”, pontuou a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

Em novembro, a Prefeitura vai realizar mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, que vai esterilizar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, também no Parque Municipal. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

“Como atuo nesta área, sei da importância deste serviço para o controle da população de animais, principalmente para quem mora próximo a área de preservação. Aproveitei a oportunidade e trouxe meu cãozinho e os dois gatos. Gostei bastante do serviço”, disse o agente de defesa ambiental, Rodrigo Silva, de 34 anos. Rodrigo levou o cão Bolinha e os gatos Mel e Tom para castrar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

7 Comentários

Fabiana dias carvalho valle Gonçalves outubro 10, 2018 - 09:09

Precisanos de castração móvel também no Duarte da Silveira urgente

Resposta
Débora outubro 10, 2018 - 10:21

Como Faso para cadastrar o meu gato e o meu cachorro

Resposta
RETIFICA DE MOTORES MONTE SINAI LTDA ME POSSATO outubro 10, 2018 - 13:28

Boa tarde ! quando vem para o bairro ALTO DA SERRA?

Resposta
Mônica outubro 12, 2018 - 09:25

Gostaria de castrar minha cadelinha ,mais nunca consigo faser esse tal cadastro .ninguém vem aqui na minha rua pra cadastrar como faço?

Resposta
Dínister Castro outubro 12, 2018 - 14:16

Previsão para o centro da cidade?

Resposta
Ana Paula Alves outubro 13, 2018 - 15:16

Como posso fazer o cadastro?
Moro na EStrada da Saudade! Tenho duas cadelas e uma gatinha! Foram adotadas! No momento estou desempregada!

Resposta
Rosemere outubro 14, 2018 - 13:37

No bairro do roseiral e jardim salvador e proximidades de cascatinha tbm por favor nos de essa oportunidade tbm

Resposta

Leave a Comment