Serratec abre inscrições para formação profissional gratuita em Tecnologia da Informação

Programa de Residência em TIC/Software que já formou mais de 350 profissionais está com vagas abertas para turmas em Petrópolis, Teresópolis e cidades próximas até 27/6
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A carência por trabalhadores no mercado de tecnologia segue grande. O setor é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. O novo cenário imposto pela pandemia e pela transformação digital dos negócios promove uma corrida por trabalhadores capacitados e que queiram se desenvolver em um segmento em franca expansão.

Desde 2019, para reduzir esse déficit de profissionais qualificados e fortalecer o setor de TI da região, o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana criou o Programa de Residência em TIC/Software. O programa é gratuito e está com inscrições abertas até 27/6, pelo site http://serratec.org/residencia-de-software. São 148 vagas destinadas, preferencialmente, aos moradores de Petrópolis, Teresópolis e cidades vizinhas. As aulas são online e ao vivo, começam em agosto e vão até dezembro, no total de 770 horas.

Em agosto de 2021, quando será concluída a terceira turma, o programa terá formado, ao todo, cerca de 350 novos desenvolvedores. Desse total, mais de 75% estão contratados, atuando em empresas de tecnologia da região.

“Com dois anos de implantação do programa, já começamos a colher resultados do impacto dessa iniciativa, que tem se mostrado fundamental para o crescimento sustentável das empresas de TI da nossa região. Algumas empresas cresceram mais de 100% e até 200% nesse período. Se não houvesse a disponibilidade de profissionais, isso não seria possível”, conta o empresário e presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves. “De outro lado, temos percebido que um percentual relevante dos residentes que formamos têm permanecido empregados, passados mais de seis meses e até um ano e meio da conclusão da capacitação. E com o amadurecimento profissional que começam a atingir, os salários tendem a aumentar”, explica o empresário, que faz questão de ressaltar também que “além do desenvolvimento econômico para as cidades da Região Serrana, através da geração de mais educação, renda e empregos, a Residência vem proporcionando a inclusão social, que é umas das coisas mais importantes de todo esse processo, porque contribuímos efetivamente com a transformação da vida das pessoas”.

Os candidatos não precisam ter conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter concluído o ensino médio e ter acima de 17 anos. Mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública terão prioridade.

Sobre o Programa

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, universidades, empresas de TI da região, a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.
O programa também irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.