© Luciola Vilella / MTUR

Série de eventos vai marcar os 90 anos do Cristo Redentor

Calendário de eventos serão divulgados nesta segunda-feira
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os cariocas vão conhecer amanhã (1º) cedo o calendário de eventos que marcarão os 90 anos do Cristo Redentor. O lançamento oficial da festa coincide com a data do aniversário da cidade do Rio de Janeiro, que completa 456 anos de fundação.

A Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor ocorrerá entre os dias 9 e 17 de outubro deste ano, na Marquês de Sapucaí, e terá o desenvolvimento sustentável como eixo norteador, desde a

concepção dos festejos, sua organização, até as atividades no Sambódromo. O Setor Cristo Sustentável estará presente com a Vila Sustentável e o Ação de Amor do Cristo Redentor,

incluindo várias parcerias e projetos sociais. No período comemorativo do aniversário do monumento, atrações nacionais e internacionais se apresentarão no Palco da Paz, na Praça da Apoteose. A relação dos artistas será divulgada durante o lançamento oficial da programação.

Segundo informou o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, as ações abrangem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo.

Padre Omar afirmou que ao longo dos seus quase 90 anos, o Monumento ao Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e santuário católico. “Chegou a hora de celebrarmos tudo o que ele representa para o povo brasileiro e o mundo inteiro. Por isso, vamos fazer uma grande festa, com atividades religiosas, sociais e culturais”, informou.

Preparativos

As festividades terão também atividades preparatórias. Uma delas é o Dia da Geral, previsto para acontecer no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Com a proposta de cuidar do ambiente comum a todos os cidadãos, os cariocas sairão às ruas para limpar o Rio de Janeiro, contribuindo cada um com sua parte para o bem-estar da sociedade. Na avaliação de padre Omar Raposo, será um grande mutirão de limpeza da cidade que envolverá toda a sociedade civil, contando com apoio das paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e várias instituições. O aniversário do Cristo Redentor terá ainda outras atividades, como quermesse e os Dias de Portugal e da Itália, que mostrarão elementos emblemáticos da cultura desses países.

De acordo com a assessoria de imprensa do Santuário Cristo Redentor, todas as atividades da Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor seguirão as normas sanitárias internacionais contra o novo coronavírus (covid-19) e as regras de ouro da Vigilância Sanitária.

Participarão da cerimônia de lançamento do calendário dos festejos o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta; o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo; o governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Faetec: inscrição está aberta para profissional bolsista e outros cursos

Os interessados em realizar um curso profissionalizante podem se candidatar ao edital Qualificação Profissional (voltado para quem possui, no mínimo, Ensino Fundamental incompleto), ou ao edital de Técnico de Nível Médio (destinado para quem está no ato da matrícula cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio).

Comentários estão fechados.