Seminário marca a abertura do Novembro Azul em Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Saúde do Homem está no foco das ações da rede municipal de saúde durante todo este mês. O principal objetivo é atrair homens com idades entre 20 e 59 anos para que participem das ações de cuidados preventivos. Diversas atividades em Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família serão oferecidas especialmente a este público. A campanha foi aberta ontem, 06, no Salão Nobre da UCP, com um seminário para os profissionais de saúde que atuam diretamente com a população. O Diabetes também é tema do Novembro Azul.

Em Petrópolis, menos de 30% dos homens com idades entre 20 e 59 anos frequentam as unidades básicas de saúde, revelou o enfermeiro Victório Vecchi, coordenador da área técnica do programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2017 o município atua com o programa, que tem como objetivo fomentar políticas públicas para facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Durante o seminário, que contou com a presença do coordenador Estadual da Saúde do Homem, doutor Giovani Dimas, foram discutidos os motivos que fazem com que os homens não procurem os postos de saúde e o que se pode fazer para mudar esta realidade. Segundo Dimas, as estatísticas apontam que os homens vivem 7,1 anos a menos do que as mulheres. Entre os diferentes motivos que levam os homens a viver menos está a falta de cuidados preventivos. “Um dos reflexos disso é o não acesso aos serviços de saúde”, apontou Dimas.

Em Petrópolis, uma das iniciativas para facilitar o acesso dos homens às Unidades Básicas de Saúde é a abertura em horário estendido. “Muitas unidades já estão funcionando até às 20h, fora do horário comercial para que o homem que trabalha possa ir buscar pelos serviços, medir uma pressão, a glicose e também passar por consultas e participar dos diversos programas oferecidos pela rede”, explicou a secretária de Saúde Fabíola Heck.

Cerca de 100 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros participaram do seminário.

A programação do Novembro Azul em Petrópolis está sendo desenvolvida em unidades básicas de saúde de diferentes bairros de Petrópolis, assim como nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Hoje, 07/11 é o Dia D no Posto de Saúde da Posse, das 8h às 16h. No local serão realizadas palestras, ação social com verificação de pressão arterial e glicemia capilar.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.