Com o objetivo de prospectar tecnologias para inovar a economia brasileira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal e Embrapa realizam o seminário “A Transformação pela Bioeconomia”. O evento acontece na próxima segunda-feira (26), de 8h às 13 h, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Sebrae e da empresa aceleradora de startups Techmall.

Durante o seminário, representantes de associações de produtores, empresários e instituições públicas que atuam com a bioeconomia e promovem o desenvolvimento sustentável no Distrito Federal apresentam “cases” com foco na temática. “A ideia durante o evento é fazer uma contextualização de como a Bioeconomia está sendo desenvolvida no Brasil e no Mundo. Faremos uma contextualização do tema e apresentaremos casos de sucesso”, salienta Igor Tokarski, Secretario de Meio Ambiente do Distrito Federal.

Entre as experiências de sucesso está o projeto “MOVER – Meu Óleo Vira Energia Renovável”, realizado pela Coorporativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com a Embrapa Agroenergia e Ubrabio. A iniciativa visa promover e estimular a coleta do óleo de fritura usado no Distrito Federal e transformar o resíduo em biodiesel, combustível limpo e renovável. O MOVER será apresentado pelo Gerente de Gestão Ambiental Coorporativa da Caesb, Vladimir Puntel, e pelo Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville.

Estudos mostram que o descarte incorreto do óleo degrada o meio ambiente e gera impactos econômicos para o cidadão. De acordo com a Puntel, cerca de R$ 500 mil são gastos todos os anos para filtrar o óleo que é descartado no ralo. “As ações do projeto tem contribuído para conscientizar a população sobre o problema e reduzir o impacto ambiental”, comenta Puntel.

Guy de Capdeville, Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, ressalta que a Unidade  tem se dedicado a projetos multidisciplinares de médio e grande portes, integrando sua equipe com foco em pesquisas para produção de químicos verdes e materiais renováveis, de forma a desenvolver soluções que possam substituir os produtos de origem fóssil por aqueles de origem renovável na visão da bioeconomia. “O MOVER, além de possibilitar o desenvolvimento de um combustível limpo, é também uma forma de mitigar o passivo ambiental decorrente do descarte do óleo no esgoto. A busca por soluções inovadoras e sustentáveis para consolidar a bioeconomia está entre as nossas prioridades”, explica.

O evento é destinado a empreendedores, pesquisadores, extensionistas, entidades de classe, representantes da iniciativa privada, estudantes e cooperativas.

 

Serviço:

A Transformação pela Bioeconomia

Quando: 26 de março (segunda-feira), às 8 horas

Onde: Auditório do Sebrae Nacional – SGAS 605

Inscrições: As inscrições gratuitas podem ser feitas no dia do evento.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)