Seminário apresenta tecnologias para inovar a economia brasileira

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de prospectar tecnologias para inovar a economia brasileira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal e Embrapa realizam o seminário “A Transformação pela Bioeconomia”. O evento acontece na próxima segunda-feira (26), de 8h às 13 h, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Sebrae e da empresa aceleradora de startups Techmall.

Durante o seminário, representantes de associações de produtores, empresários e instituições públicas que atuam com a bioeconomia e promovem o desenvolvimento sustentável no Distrito Federal apresentam “cases” com foco na temática. “A ideia durante o evento é fazer uma contextualização de como a Bioeconomia está sendo desenvolvida no Brasil e no Mundo. Faremos uma contextualização do tema e apresentaremos casos de sucesso”, salienta Igor Tokarski, Secretario de Meio Ambiente do Distrito Federal.

Entre as experiências de sucesso está o projeto “MOVER – Meu Óleo Vira Energia Renovável”, realizado pela Coorporativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com a Embrapa Agroenergia e Ubrabio. A iniciativa visa promover e estimular a coleta do óleo de fritura usado no Distrito Federal e transformar o resíduo em biodiesel, combustível limpo e renovável. O MOVER será apresentado pelo Gerente de Gestão Ambiental Coorporativa da Caesb, Vladimir Puntel, e pelo Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville.

Estudos mostram que o descarte incorreto do óleo degrada o meio ambiente e gera impactos econômicos para o cidadão. De acordo com a Puntel, cerca de R$ 500 mil são gastos todos os anos para filtrar o óleo que é descartado no ralo. “As ações do projeto tem contribuído para conscientizar a população sobre o problema e reduzir o impacto ambiental”, comenta Puntel.

Guy de Capdeville, Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, ressalta que a Unidade  tem se dedicado a projetos multidisciplinares de médio e grande portes, integrando sua equipe com foco em pesquisas para produção de químicos verdes e materiais renováveis, de forma a desenvolver soluções que possam substituir os produtos de origem fóssil por aqueles de origem renovável na visão da bioeconomia. “O MOVER, além de possibilitar o desenvolvimento de um combustível limpo, é também uma forma de mitigar o passivo ambiental decorrente do descarte do óleo no esgoto. A busca por soluções inovadoras e sustentáveis para consolidar a bioeconomia está entre as nossas prioridades”, explica.

O evento é destinado a empreendedores, pesquisadores, extensionistas, entidades de classe, representantes da iniciativa privada, estudantes e cooperativas.

 

Serviço:

A Transformação pela Bioeconomia

Quando: 26 de março (segunda-feira), às 8 horas

Onde: Auditório do Sebrae Nacional – SGAS 605

Inscrições: As inscrições gratuitas podem ser feitas no dia do evento.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.