Semana Nacional de Museus terá destaque na programação em Petrópolis. O evento começou ontem (14) no Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono e Museu do Artesanato. Este ano, o tema é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições“.

A programação conta com diversas atividades no Museu Imperial, como feira de troca de livros, contações de histórias, exposição aberta ao público, concertos, palestras, projetos gratuitos de meditação e ioga. O evento está em sua 17ª Semana e tem muita coisa boa para os amantes de museus.

Na sexta-feira (17), a entrada para o Museu Imperial vai custar R$ 5. Já no sábado (18), data em que é comemorado o Dia Nacional de Museus, a entrada será gratuita tanto no Museu Imperial, quanto no Museu Casa do Colono e Museu Casa de Santos Dumont.

Ana Carolina Vieira, museóloga da Prefeitura de Petrópolis, afirma que “os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências que despertam para a vida em sociedade”.

Ana Carolina ainda declara que “Além da importância das memórias no fortalecimento da cidadania, das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura”.

A programação do evento no Museu Casa de Santos Dumont, na Casa do Colono e no Museu do Artesanato está no site Caminhos do Rio.