Petrópolis recebe em abril a segunda edição da Semana do Jovem Empreendedor, com palestras em instituições de ensino de toda a cidade sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho como um todo. Durante a semana, será realizada a Feira do Jovem Empreendedor, que elegerá os três melhores projetos de empreendedorismo apresentados pelos jovens. O concurso será avaliado pelo Sebrae e pelo embaixador da Nasa Science Days, Elifas Holodniak.

A Semana do Jovem Empreendedor foi criada em 2017 pela Coordenadoria da Juventude, visando despertar nos jovens um espírito empreendedor por meio de depoimentos de profissionais já estabelecidos no mercado e abrindo espaço para que os jovens apresentem seus projetos. A partir de 2018, o evento se torna permanente no calendário do município, acontecendo na última semana de abril.

“O jovem precisa acreditar no seu próprio potencial, precisa comprar suas próprias ideias. Por isso, é muito importante a realização deste tipo de ação. Trazendo profissionais bem-sucedidos em diversas áreas de atuação, os jovens terão as informações necessárias para seguirem seus próprios caminhos”, frisa o coordenador da juventude do município, Wesley Barreto.

O grande destaque desta edição é a Feira do Jovem Empreendedor, que reunirá 20 ideias de jovens petropolitanos, de 15 a 29 anos, entre empresas já registradas e projetos. Ao fim da feira, as melhores ideias serão premiadas com o Troféu Municipal do Jovem Empreendedor. A escolha dos melhores projetos será feita pelo Sebrae e pela Nasa Science Days, parceiros da Semana. O embaixador da Nasa SD, Elifas Holodniak, realizará também a palestra “iProblem – O problema está em nós”.

As inscrições para a Feira podem ser feitas até o dia 27.04, às 17h, e o concurso será realizado no dia 28, sábado, das 13h às 15h na Casa dos Conselhos. Para mais informações sobre as inscrições e sobre a Semana, pode-se procurar a Coordenadoria da Juventude pelo telefone (24) 98845-2056, também disponível via WhatsApp, ou pelo e-mail coordenadoriajuventude@petropolis.rj.gov.br. Devido ao número limitado de vagas, o preenchimento será feito por data de inscrição.

Confira a programação completa da Semana do Jovem Empreendedor:

Sexta-feira (20/04), às 15h:
Centro de Cultura Raul de Leoni (Teatro Afonso Arinos)
– Cerimônia de Abertura
– 1ª Palestra: Marcelo Fiorini – Secretário de Desenvolvimento Econômico
Título: Desburocratizar para avançar.

  • 2ª Palestra: Gustavo Tutuca – Deputado Estadual e Ex-Secretário do Estado de Ciência e Tecnologia.
    Título: Empreendedorismo Digital.

  • 3ª Palestra: Ramon Farias – Engenheiro, Especialista em Planejamento por profissão e Mestre em Inteligência Artificial.
    Título: Você já é empreendedor e não sabia.

  • Encerramento: Consultoria do Sebrae.

– Terça-feira (24/04)
Escola Estadual de Araras – 10:00 às 12:30 / 19h às 21h
– 1ª Palestra: Fernando Paixão – Professor Universitário, Master Coach, Executivo de Gestão de Pessoas, formado pela Unigranrio, FGV e University of Califórnia, formado em Marketing, RH e administração de conflitos.
Título: O empreendedor: 5 dicas para o sucesso extraordinário!

  • 2ª Palestra: Jaydes Fuly – Psicólogo
    Título: Empreendedorismo no século XXI

 

– Quarta-feira (25/04):
CIEP Cecília Meireles – 13:30 às 15:30
– Palestra: Yasmin Barros – Organizadora do TEDxPetrópolis e empresária
Título: Influência da escolha profissional e do pensamento empreendedor na trajetória profissional

 

– Quinta-feira (26/04):
Faetec- 19h
– Palestra: Fernanda Ortega – Profissional Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Negócios e pessoas, e graduada em gestão de recursos humanos.
Título: Empreender é inovar? Ou inovar é empreender?

 

– Sexta-feira (27/04):
Cefet – 16h
– Palestra: Ramon Farias – Engenheiro, Especialista em Planejamento por profissão e Mestre em Inteligência Artificial
Título: (Des)Empre(e)nder – Como se livrar do lixo que não te deixa crescer.

 

– Sábado (28/04):
Auditório da Casa dos Conselhos – 9h às 12h
– 1ª Palestra: Douglas Aguirre – Formado em Direito, pós-graduado em Administração Pública e Diretor do Departamento de Assistência a Juventude na Prefeitura de Balneário Camboriú/SC.
Título: Comporte-se.

  • 2ª Palestra: Elifas Holodniak – Embaixador da NASA SD (Science Days)
    Título: Iproblem – O problema está em nós!

13h às 15h
– Feira do Jovem Empreendedor – Apresentação de projetos e empresas de jovens do município.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis