Semana de Uso Racional de Medicamentos é realizada em Fortaleza

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Prefeitura de Fortaleza promove, de 6 a 10 de maio, a I Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos, com programação incluindo 30 ações em todas as Regionais. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem o objetivo de divulgar, junto aos profissionais de saúde, sociedade civil, conselhos de Classe, gestores, conselhos de Saúde e Universidades, a importância do uso racional de medicamentos, a correta prescrição, dispensação e/ou venda de remédios, além de promover a conscientização sobre os riscos da automedicação. 

A abertura oficial ocorre na quarta-feira (08/05), às 13 horas, no Teatro São José. A realização do evento foi instituída pela LeideNº 10837/2018.

A programação da “I Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos” acontecerá em todas as Regionais, incluindo palestras e abordagem educativa com orientações sobre uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos. As ações envolvem médicos, farmacêuticos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, além de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. 

Fortaleza conta com a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da SMS, que desenvolve estratégias para combater a utilização irracional ou indevida de medicamentos, tendo em vista os malefícios causados à saúde dos usuários. Esta prática tornou-se um grave problema ocasionando, também, prejuízos econômicos nos sistemas de saúde.  

Saiba mais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o uso racional de medicamentos ocorre quando os usuários recebem remédios, em doses adequadas, conforme suas condições clínicas e necessidades individuais, para o período apropriado de tratamento e com o menor custo para si. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as infecções resistentes a medicamentos já causam em torno de 700 mil mortes todo ano.

Confira destaques da programação:

Dia 07/05 (terça-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Terminal do Siqueira

Abordagem educativa com orientações sobre uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos.

Dia 07/05 (terça-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Terminal do Papicu

Abordagem educativa com orientações sobre uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos.

Dia 08/05 (quarta-feira)

Horário: 13h

Local: Teatro São José

Abertura oficial da I Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos.

Dia 09/05 (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Território do posto de saúde Jurandir Picanço

Orientações e busca ativa nas casas para recolher medicamentos vencidos.

Dia 10/05 (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: CAPS AD VI

Campanha “Vivo Bem Sem Benzo”, com palestra sobre a importância do desmame do uso da benzodiazepina e orientações sobre uso racional de medicamentos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.