Semana da Saúde terá destaque para prevenção à Aids

Evento acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Largo da Carioca, com oferta de 10 mil atendimentos
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Semana da Saúde volta ao Centro do Rio para sua 12ª edição. Uma das maiores ações de saúde pública do Brasil, o evento será realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, no Largo da Carioca. Estão previstos cerca de 10 mil atendimentos à população durante os três dias de evento, sempre das 8h às 16h. Além de cuidarem da saúde, as pessoas ainda poderão ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio, que será montado no local. 

– A Semana da Saúde no Largo da Carioca é uma oportunidade para todos que passam pelo centro da cidade de ter acesso a uma gama de serviços de saúde de forma gratuita. O evento oferece cuidados específicos às mulheres e aos homens, além de especialidades comuns a todos. Quem participar ainda pode ser solidário e doar sangue e, assim, ajudar ainda mais pessoas – afirmou o governador Cláudio Castro.

Serão 600 senhas diárias para exames com urologistas e teste de PSA, para prevenção ao câncer de próstata, mil vagas para aferição de pressão e medição de glicose, 250 para testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, outros 150 atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e 50 exames de função pulmonar, além de cem testes alérgicos. Nas salas de espera, as pessoas poderão assistir a palestras sobre saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. 

– A capital recebe a Semana da Saúde em um momento importante para chamarmos a atenção da população para a prevenção à Aids. Serão oferecidos testes que detectam o vírus HIV e palestras para esclarecer dúvidas, com distribuição de preservativos. Além disso, nesta 12ª edição do evento, teremos uma novidade, a carreta com Mamógrafo Móvel – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe. 

 A carreta terá capacidade para realizar 60 mamografias e 70 ultrassonografias por dia de evento. Para esses dois exames, é necessário apresentar pedido médico (rede pública ou privada), cópia da identidade, do CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso da ultrassonografia da mama, pede-se que mulheres acima de 40 anos levem exame ou laudo de uma mamografia feita há no máximo um ano. As senhas para os serviços começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas. 

O evento oferecerá ainda 500 testes diários para medir o colesterol e também avaliação do ritmo cardíaco. Esse último exame pode rastrear um tipo de arritmia cardíaca, a fibrilação atrial, importante causa de AVC. Haverá ainda distribuição de senhas para 500 avaliações de bioimpedância, um exame que avalia a composição corporal, medindo a quantidade de água, músculos, gordura e taxa basal do metabolismo, entre outros aspectos. 

A população também poderá ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio ou recebendo orientações sobre como ser um doador de órgãos, durante as palestras sobre o Programa Estadual de Transplantes. Também serão realizadas apresentações culturais, como concertos e dança. 

Combate à Aids – Além da realização do teste rápido para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV, a Semana da Saúde vai oferecer exame para identificação de sífilis, outra doença sexualmente transmissível que requer atenção. Haverá também distribuição de preservativos.

Doação de sangue – O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os três dias de evento. Será possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde do homem – Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata e promoção da saúde do homem, a ação contará com uma estrutura na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Mamografia – Os resultados dos exames de ultrassonografia serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem – Rio Imagem. Endereço: Av. Presidente Vargas 1733, Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de entrega: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Parcerias – A ação é uma parceria entre a SES, TV Band e rádio BandNews, e conta ainda com o apoio das Drogarias Venâncio, Medlevensohn, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.