A magia de Natal espalhada durante a Parada Iluminada vai voltar a encantar moradores e turistas em seu segundo desfile no Centro Histórico, neste domingo (17.12), às 19h30. Os cerca de 300 figurantes retornam com ainda mais animação para tornar da Rua do Imperador um verdadeiro palco capaz de levar o público até o mundo de sonhos proposto pelo Natal Imperial, com personagens contando a história da data ao longo de todo o percurso. A Parada ainda terá uma edição extra no dia 23 de dezembro.

São quatro alegorias e mais de 10 alas com desfilantes que vão desde 8 anos até a terceira idade. Coloridas, as fantasias representam tanto a tradição do Natal, com o verdadeiro espírito religioso da festa, quanto o mundo de fantasias, com papais e mamães noeis, fadas, gnomos e duendes. Desta vez, quem abre o desfile, que dura em torno de 50 minutos, é a Banda Imperial Petropolitana.

“É um espetáculo construído e interpretado por artistas petropolitanos. Estamos valorizando o que há de melhor na nossa cidade, que respira cultura e arte. Vimos pessoas emocionadas no último desfile e tenho certeza que o público vai se emocionar novamente”, frisa Arthur Varella, responsável pela produção da Parada.

Este domingo seria a última oportunidade de assistir o desfile, mas o sucesso do primeiro foi tanto, no último dia 10, que uma edição extra será realizada na cidade, no dia 23 de dezembro, às 21h. “O público não cansou de elogiar o desfile e tivemos muitos pedidos para que fosse realizado mais um dia de Parada. Este Natal Imperial está fazendo história na nossa cidade”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Os desfiles são divididos em quatro partes: Abertura (Anunciação), com anjos, estrelas e pastores; Nascimento e Glória, com estrela-guia, presépio, reis magos e animais; Natal, Natal, com crianças, brinquedos, presentes e árvore de Natal; e, por último, Papai Noel & Cia, com o bom velhinho, cortejo, gnomos e fadas.

Alterações no trânsito

O esquema de trânsito realizado no primeiro desfile da Parada Iluminada (10.12) será novamente colocado em prática neste domingo (17.12). O evento começa às 19h30, no entanto, as alterações começarão mais cedo para garantir que o evento aconteça sem intercorrências. O desfile acontece no lado par da rua e a concentração será na altura dos Correias e termina próximo à saída da Alencar Lima. Todo o trecho estará sinalizado e devidamente monitorado pelos agentes da trânsito e guardas civis.

Para turismo: Os veículos de turismo deverão adentrar a cidade pelo Quitandinha, ou pelo Bingen, como formais conveniente ao grupo. O estacionamento destes veículos deverá se dar na Av. Barão do Rio Branco, sentido bairro. Embora haja demarcação de ciclofaixa no local, o estacionamento será permitido sobre no lado par, durante os dias em que serão realizados os desfiles. O embarque/desembarque ocorrerá nos espaços já existentes.

O Circuito de Lazer irá terminar mais cedo, indo até 13h. A partir deste horário fica permitido o estacionamento de veículos de turismo ao longo da via no sentido bairro (lado par). A saída dos ônibus da cidade deverá se dar preferencialmente pelo Bingen, que possui fluidez melhor que a saída pela Cel. Veiga.