Segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica animal será realizada sábado (12) no Independência, Bingen e Quitandinha

Mais de 3 mil animais foram vacinados na primeira fase da campanha
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A prefeitura de Petrópolis, realiza neste sábado (12/06), a segunda etapa da Campanha de Vacinação antirrábica animal do município. Nesta fase, a imunização feita por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, será focada nas regiões do Independência, Bingen e Quitandinha. A meta é vacinar seis mil animais nos pontos de vacinação. Na primeira etapa da campanha, foram vacinados, ao todo, 3.035 animais, sendo 2.376 cães e 659 gatos nas regiões da Posse, Brejal, Córrego Grande, Taquaril, Pedro do Rio, Vila Rica e Secretário.

As equipes de saúde fazem a triagem de cães e gatos que são levados para vacinação. Os animais devem ter mais de quatro meses e, no momento da imunização, o dono do pet recebe um cartão de comprovação da vacina. É importante ressaltar que se o animal estiver doente, a vacinação não é recomendada.

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, explica a importância da vacinação dos animais: “Devemos ter todo o cuidado com os pets. A raiva é uma doença que pode ser facilmente contraída por eles. É importante que os donos estejam atentos, e vacinem os animais anualmente, para que eles estejam completamente protegidos”, disse ele, lembrando que a raiva animal pode ser letal.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, podendo ser transmitida aos seres humanos. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os principais sintomas costumam ser salivação excessiva, hipertermia (aumento da temperatura corporal), agitação e distúrbios, como não reconhecer o dono, ver vultos, latir excessivamente e ficar agressivo.

Confira os locais e horário de vacinação:

UBS Independência – 09h às 17h
Rua O (Independência) – 09h30 às 11h
Taquara – 13h30 às 16h
E.M. Marcello Alencar – 09h às 17h
PSF Vila Saúde – 09h às 17h
E. M. Odette Fonseca – 09h às 12h
CRAS Amazonas – 13h às 17h
Assoc. Manoel Torres – 09h às 17h
Clube do Bingen – 09h às 17h
PSF São João Batista – 09h às 17h
PSF Castrioto – 09h às 17h
Garagem do Paulinho (Dias de Oliveira) – 09h às 17h
PSF Fazenda Inglesa – 09h às 12h
Brasão (Fazenda Inglesa) – 13h30 às 15h
Comunidade do Gavião (Fazenda Inglesa) – 15h às 17h

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Campanha do Agasalho é prorrogada até a próxima sexta-feira (25)

Todo material recolhido será entregue a quatro núcleos: Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro POP, no Núcleo de Integração Social (NIS) e Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO). As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h.

Comentários estão fechados.