A Área Técnica IST/HIV/AIDS/Hepatites B e C, da Secretaria de Saúde, fez, nesta sexta-feira (27.07), uma ação no Terminal Rodoviário de Itaipava para chamar a atenção para a importância do teste para diagnóstico das doenças. A atividade, que envolveu a disponibilização de testes rápidos e orientações sobre prevenção, aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado neste sábado (28.07).

“Devemos alertar a população sobre as medidas que podem ser adotadas para evitar a transmissão das hepatites virais, como usar preservativo em todas as relações sexuais, não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure, por exemplo, não usar lâminas de barbear de outras pessoas, entre outras dicas. Disponibilizamos os testes rápidos como forma de possibilitar uma rápida detecção das doenças, possibilitando um imediato início de tratamento”, disse o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Durante a ação, os usuários das linhas de ônibus e funcionários puderam saber mais sobre as precauções. De acordo com dados da Área Técnica IST/HIV/AIDS/Hepatites B e C, estão cadastrados 602 pacientes portadores de hepatites. Destes, 453 pacientes são portadores de hepatite C, 132 de hepatite B e os demais de outras hepatites.

“Nosso setor trabalha a prevenção a essas doenças, por meio de orientação em empresas, locais de maior movimentação de público e escolas. Há também a disponibilização de preservativos. Colocamos à disposição também a nossa equipe para a realização de testes rápidos contra as hepatites B e C, mas ampliamos para o diagnóstico de HIV e sífilis”, explicou a coordenadora da IST/HIV/AIDS/Hepatites B e C, Miriana Hilcenko.

A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina pentavalente, que previne contra a hepatite B, que está no Calendário Básico. Ela deve ser administrada em três doses: aos dois, quatro e seis meses de vida. As vacinas podem ser encontradas nas 15 salas de vacinação. No tratamento para hepatite B e hepatite C, a medicação é de responsabilidade do estado e distribuído pelo município. O tratamento é acompanhado pela IST/HIV/AIDS/Hepatites B e C.

“Já temos programas visitas a empresas para o próximo mês. Importante que quem quiser contar com as nossas palestras entre em contato com o nosso departamento. O e-mail é o dstpet@yahoo.com.br”, finalizou Miriana.

O dia 28 de julho foi instituído como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais em 2010, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde. A IST/HIV/AIDS/Hepatites B e C realizou, de janeiro a abril deste ano 1679 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C.