Secretaria de Saúde e de Obras projetam instalação da Urgência de Itaipava Expectativa é que unidade esteja aberta ainda no primeiro semestre de 2018

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Iniciando o cronograma de instalação da Unidade de Urgência de Itaipava, a Secretaria de Saúde se uniu à Obras para fazer o projeto arquitetônico do espaço que garantirá aos moradores dos distritos acesso à assistência de urgência e emergência com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais de plantão 24h por dia.

Uma equipe de cada secretaria visitou o espaço nesta quarta-feira (27.12) para viabilizar as obras iniciais que contemplarão a recepção, entrada exclusiva para os pacientes graves com acesso direto ao futuro pátio de ambulância, sala vermelha, de curativos, raio x e posto de enfermagem. A expectativa é que no primeiro semestre de 2018 o serviço já esteja operando garantindo o atendimento aos moradores de Itaipava à Posse.

O prédio que será instalado a unidade de urgência já está alugado pela prefeitura e conta com uma área privilegiada em Itaipava próximo ao terminal rodoviário e com ponto de ônibus em frente, além de área para estacionamento. O prefeito Bernardo Rossi relembra que a inciativa já constava no plano de governo e era um pedido antigo da população dos distritos que tem em média 100 mil habitantes.

“Estamos conseguindo dar um passo importante na assistência à população dos distritos com uma unidade de urgência e emergência ampla e que trará mais acessibilidade a população.com um atendimento de qualidade”, afirma Bernardo Rossi.

A unidade de urgência e emergência será instalada em um local que já abrigou um pronto atendimento de uma rede de hospitais particulares. Em visita técnica com a arquiteta da Secretaria de Obras, o secretário de Saúde Silmar Fortes informou que toda parte elétrica para utilização de aparelhos, além de tubulações para respiradores estão intactas o que facilitará a rápida instalação da unidade.

“Esse foi o ponto principal da nossa escolha por esse espaço. Por já ter sido uma unidade de pronto atendimento o prédio tem perfeitas condições para abrigar a nossa unidade de urgência. Toda instalação já está feita nós iremos agora traçar as etapas de instalação uma vez que parte do serviço será terceirizada como o laboratório, higienização, segurança e alimentação”, afirma Silmar Fortes.

Unidade contará com 35 médicos e uma ambulância

Para garantir a grande demanda de atendimento em Itaipava, a Secretaria de Saúde projetou que uma equipe completa formada por 21 médicos clínicos, 14 pediatras, 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 2 assistentes sociais. Haverá ainda uma direção médica, coordenação de enfermagem, além de profissionais de radiologia e administrativo.

O projeto do Serviço de Urgência e Emergência contará com uma sala amarela e vermelha, sala infantil, leito de isolamento, além de uma sala de medicação, nebulização e uma central de material esterilizado (CME).

“Ainda teremos um NIR – Núcleo Interno de Regulação para realizar com prontidão a transferência dos pacientes que precisarem de internação hospitalar. Nosso atendimento será ainda referenciado para que a população que for de atenção básica possa receber o acompanhamento preventivo junto às unidades de Saúde próximas do serviço de urgência”, acrescenta o superintendente Hospitalar de Urgência e Emergência, Claudio Morgado.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.