Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro anuncia medidas de segurança para o retorno às aulas

No Diário Oficial desta quinta-feira (08/10), foram publicadas as regras gerais para o retorno de professores e funcionários da rede estadual de ensino às salas de aula. Para que isso ocorra, mais de 30 mil testes rápidos (Igm/IgG) serão disponibilizados pelas secretarias de saúde e educação. A data do retorno ainda não foi definida e a volta às aulas presenciais não é obrigatória para os servidores que estão dentro dos grupos de risco da Covid-19.

A testagem deverá ocorrer nas unidades de saúde mais próximas das escolas ou das residências dos profissionais. Uma nova resolução com os locais para os testes deverá ser publicada na próxima semana.

Nesta semana, as escolas estão adequando os espaços para garantir o distanciamento social e adquirindo equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e face shield para os profissionais, e máscaras para servidores e alunos. As escolas também deverão ter álcool em gel e tapetes sanitizantes.

O retorno será apenas para as turmas do 3° ano do Ensino Médio e Fase IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os colégios localizados em municípios que não flexibilizaram as regras de isolamento social continuarão com atividades exclusivamente remotas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também