Servidores da rede municipal que ainda não se inscreveram para os cursos gratuitos oferecidos pelo Departamento de Capacitação e Formação Profissional tem mais uma chance: ainda há 78 vagas, divididas em oito cursos para serem preenchidas. As oportunidades são nas áreas de elétrica, atualização em língua portuguesa, história e turismo e técnicas em E.V.A.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2246-8679. Os documentos necessários são as cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

“Há oportunidade para cursos de diferentes áreas. É importante que os servidores façam as suas inscrições e não faltem aos encontros. Ao término dos cursos, serão entregues certificados parta aqueles que participarem de todas as aulas”, disse a secretária de Educação Interina, Samea Ázara.

Os cursos serão ministrados na Casa da Educação e as datas de início de cada curso ainda será divulgada pelo Departamento de Capacitação e Formação Profissional. A intenção é e que as aulas comecem ainda nesse mês de março. Ainda há cinco vagas para o curso de elétrica. As aulas ocorrerão às terças-feiras, às 18h, na Casa da Educação. Esse módulo terá duração de oito semanas. Para o curso de História e Turismo de Petrópolis ainda há nove vagas. As aulas serão às quintas-feiras, às 18h. O módulo I abordará a Estrada Real, o circuito turístico e os limites de Petrópolis.

Já as aulas do curso de Técnicas de Redação serão sempre nas terças-feiras, às 18h. Ainda há oito vagas disponíveis. Para o curso de artesanato estão sendo disponibilizadas cinco vagas. Para o curso de decupagem há 10 vagas. O curso de E.V.A, módulo I, dispõe de duas vagas e as aulas serão sempre às quartas-feiras, a partir das 18h. Para o módulo II do curso de E.V.A ainda há dez vagas.

Nove oportunidades estão sendo direcionadas para aqueles que desejarem participar do curso de feltros. O curso de História da Arte também tem nove vagas disponíveis. Os encontros serão nas quartas-feiras, às 18h. A duração desse curso será de dez semanas. Entre os assuntos abordados estão: A arte no decorrer da história da humanidade, reflexão sobre as obras artísticas e movimentos artísticos.

O curso de Atualização em Língua Portuguesa ocorrerá nas quartas-feiras, a partir das 18h. Entre os temas destacados estão: o novo acordo ortográfico, pontuação, classes gramaticais, função sintática, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, orações coordenadas, orações subordinadas, homônimos e parônimos, prosódia e ortoépica.

“As aulas ocorrem sempre após as 18h justamente para que os servidores possam participar após o horário do trabalho. Tivemos, em 2017, vários cursos e workshops e nesse ano estamos preparando uma programação ainda mais eclética, levando sempre em consideração, as sugestões dos próprios servidores. O Departamento de Capacitação e Formação Profissional funciona na Casa da Educação e estamos à disposição para tirar dúvidas”, disse a diretora do Departamento, Marcia Chiote.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP