A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas- NETP e da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo – COETRAE/SP, realiza nesta sexta-feira (02/02) o II Simpósio Estadual para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravo.

O objetivo do encontro, que conta com 130 inscritos, é sensibilizar a sociedade sobre o tema, além de debater os avanços, perspectivas e desafios para a erradicação do trabalho análogo ao de escravo no Brasil.

O evento acontecerá das 9h às 13h, no auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado na sede da Pasta (Pátio do Colégio, 184, Centro, São Paulo/SP)

O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, participará da abertura do evento.

O encontro contará com três painéis. O primeiro terá como palestrante o professor Sidney Aguilar Filho, que abordará o tema “A história da exploração infanto-juvenil, do racismo e da persistência da escravidão no Brasil”.

A “Atuação em rede do sistema de garantia de direitos: estratégias para a erradicação do trabalho infanto-juvenil e proteção do adolescente no município de Franca-SP” estará em pauta no segundo painel, exposto pela juíza do Trabalho do TRT/15 Eliana dos Santos Alves Nogueira.

O terceiro e último painel discutirá o tema “O Ministério Público do Trabalho e o combate ao trabalho escravo”, com palestra da procuradora do Trabalho da 2ª Região, Andrea da Rocha Carvalho Godim.

 

O Núcleo

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas trabalha com várias vertentes: migração, direitos dos refugiados no estado de São Paulo e no combate ao trabalho escravo e infantil, estimulando e participando do desenvolvimento de conhecimento sobre os temas, assim como a integração do poder público e da sociedade civil para que juntos atuem e busquem soluções para garantia de direitos.

 

Serviço:

Evento: II Simpósio Estadual para erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravo

Data: 02/02/2018

Horário: 9h às 13h

Local: Auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro

Endereço: Pátio do Colégio, 184, Centro

Fonte: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo