Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência é instalada na Biblioteca de Ciências Humanas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Foi instalada oficialmente, na manhã desta sexta-feira (21), pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência, unidade ligada à Biblioteca Universitária que funciona no prédio da Biblioteca de Ciências Humanas, na área 1 do Centro de Humanidades (Campus do Benfica).

Entre servidores docentes e técnico-administrativos presentes ao local, o reitor Henry Campos compartilhou o agradecimento “pela cadeia de sensibilidade para criar esse projeto” e apontou a abertura democrática da Universidade para esse público, através de cotas específicas (https://bit.ly/2V1DPLs). “Mais importante que equipamentos é a consciência que formamos para o tratamento das pessoas com deficiência, com quem temos uma dívida enorme. Fico feliz enquanto reitor em ver nossa gestão ter como meta o cuidado às pessoas, com esforço e compromisso para tratá-las com dignidade”, disse.

A diretora da Secretaria de Acessibilidade (UFC-INCLUI), Profª Vanda Leitão, explicou que o atendimento às pessoas com deficiência no acesso ao conhecimento foi o primeiro investimento da UFC-INCLUI, através da Divisão de Produção e Edição de Materiais Acessíveis. “Nessa perspectiva, não poderíamos fazer esse trabalho sem a parceria da Biblioteca Universitária. Uma das metas da política de acessibilidade é a descentralização desse serviço, para que cada biblioteca possa atender os estudantes e os servidores com deficiência”, explica.

A iniciativa também foi comemorada por Jonatan Soares, diretor da Biblioteca Universitária. “Para nós é muito gratificante. Sempre fomos muito preocupados em fazer as bibliotecas da UFC acessíveis a todos. Há muito tempo já tínhamos uma Comissão de Acessibilidade e vimos que precisaríamos de uma sessão dentro do sistema de bibliotecas dedicada à questão. Além disso, já existem núcleos presentes em todas as bibliotecas dos campi do interior e em cinco da Capital”, aponta. Os núcleos de Fortaleza funcionam na Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na Biblioteca de Ciências da Saúde e nas bibliotecas da Faculdade de Direito e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Veja outras imagens no Flickr da UFC: https://bit.ly/2V2SlCU

DEMANDA – Ao trabalho de produção de acervo para pessoas com deficiência visual, desenvolvido anteriormente através de parceria com a Secretaria de Acessibilidade (UFC-INCLUI), a seção, criada neste semestre, incorporou a promoção de pesquisas voltadas ao uso da informação por pessoas com deficiência, a capacitação de usuários no uso de bases de dados científicas e a capacitação de bibliotecários da Universidade para o atendimento ao público de pessoas com deficiência.

A coordenadora da unidade, Clemilda dos Santos Sousa, explica o surgimento da seção. “O aumento da demanda de alunos com deficiência e a necessidade de institucionalizar a política de inclusão dentro do sistema de bibliotecas motivaram a criação para que houvesse um atendimento em rede dessas pessoas, otimizando tempo, recursos, e capacitando outros bibliotecários para desenvolver competências e habilidades no tratamento da informação para pessoas com deficiência e no seu atendimento”, pontua.

ATENDIMENTO – Além da coordenadora e bibliotecária Clemilda dos Santos Sousa, integram a equipe da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência a bibliotecária Jordana Nascimentos de Freitas Silva e a assistente em administração Alana Larisse Saraiva de Farias.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no 1º andar da Biblioteca de Ciências Humanas. Interessados podem entrar em contato ainda por telefone, através do número 85 3366 7544, ou por e-mail, pelo endereço eletrônico [email protected].

Fonte: Clemilda dos Santos Sousa, coordenadora da Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência – fone: 85 3366 7544

Fonte: Universidade Federal do Ceará – UFC - Núcleo de Medicina Tropical da UFC

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.