A principal rua do bairro, a São Sebastião, recebeu nesta quinta-feira (27.09) manutenção da pavimentação, ação importante para garantir a circulação de nove linhas de ônibus e de veículos de serviço. Foram 8 toneladas de asfalto aplicadas – o programa Mais Asfalto percorre toda a cidade – e o prefeito Bernardo Rossi acompanhou o trabalho. O bairro também teve ações de limpeza, iluminação pública, desobstrução de bueiros e retirada de entulhos. É a 32ª edição do mutirão de serviços, que percorre toda a cidade.

Mais de 100 operários da Comdep, da Secretaria de Obras, de Serviços e da CPTrans participaram da ação. “É muito bom ter o retorno da população. O mutirão de serviços teve excelente receptividade e agora as comunidades solicitam a ação. É um dia de esforço concentrado deixando o bairro mais arrumado, mais limpo”, afirma o prefeito Bernardo Rossi

A Secretaria de Obras fez manutenção viária com aplicação de oito toneladas de asfalto na Rua São Sebastião, com o trabalho de sete funcionários, um caminhão e um rolo compressor. Essa rua é itinerário de nove linhas de ônibus, que fazem 142 viagens diariamente. A linha noturna 498 também passa pelo local cinco vezes por noite.

A pasta também fez limpeza manual de ralos e desobstrução de bueiros, medida que ajuda no escoamento de água de chuva, medida que já preventiva para a época mais quente e chuvosa do ano. Uma equipe também fez reparo de meio-fio.

Um dos serviços mais agradecidos foi a instalação de cinco luminárias de iluminação pública na servidão Sebastião Martins Dias, que foi concluído durante a madrugada. O técnico em radiologia Rui Silva Fernandes trabalha no Rio e sai de madrugada para o serviço. Para ele, os pontos de luz vão fazer enorme diferença ao sair de casa.

“Fazer esse trajeto no escuro deixa a gente com risco de tomar um susto no meio do caminho. Já encontrei cobra e cachorros perigosos e até mesmo fiquei com medo de ter assaltante. Isso tudo por causa da escuridão. Então ter a iluminação agora é excelente para todos nós, é muito bom realmente”, contou.

A CPTrans fez pintura de faixas de pedestres, de vagas de ônibus e de quebra-molas ao longo da Rua São Sebastião e da Praça João Augusto Borba, com aplicação de tintas branca e amarela. Isso dará mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres.

A Comdep mobilizou 50 funcionários para realizar capina e remoção de entulho. As ações ocorreram em diversos locais, como Capitão Paladini, Vital Brasil, Olga Castrioto, Trancredo Neves e Adão Brand.

“Esses são serviços que já ocorrem normalmente no São Sebastião, mas no mutirão a prefeitura pode acelerar o atendimento do bairro. Além disso, é uma oportunidade de ouvir outras reivindicações dos moradores para que as secretarias possam saber o que a população está precisando e consigam atender rapidamente”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

“Esses trabalhos dão uma melhoria no lugar onde a gente vive e faz uma diferença muito grande. É sempre necessário que o nosso bairro esteja bem cuidado”, disse o comerciante Carlos Eduardo Amaral, que mora no São Sebastião há 53 anos.

Essa foi a 32ª edição do mutirão de serviços, que já ocorreu em Mosela, Posse, Independência, Madame Machado, Siméria, Bonfim, São Sebastião (em duas oportunidades cada bairro), Bairro da Glória, Nogueira, Secretário, Alto da Serra, Quitandinha, Estrada da Saudade, Morin, Meio da Serra, João Xavier, Vila Rica, 24 de Maio, Duques, Bela Vista,VicenzoRivetti, Vila São José, Carangola, Rua Teresa e Itaipava.

O mutirão de serviços também foi acompanhado pelo vice-prefeito Baninho, o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha, o presidente da Câmara, Roni Medeiros, o diretor de manutenção viária da Secretaria de Obras, Ivano Soares, o engenheiro elétrico e um dos responsáveis pelo Departamento de Iluminação Pública, José Francisco Fidalgo, e a assessora do setor de Comunidades da Águas do Imperador, Alexandra Telles.