São Sebastião ganha academia ao ar livre na praça Frei Leão

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de aumentar a oferta de atividades físicas gratuitas, o prefeito Bernardo Rossi inaugurou nesta quinta-feira (20.12) uma academia ao ar livre na Praça Frei Leão, no São Sebastião. A turma de idosos que participa de um projeto de ginástica e alongamento no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro esteve presente e aprovou os novos equipamentos. O espaço também vai atender as atividades recreativas oferecidas pela Paróquia de São Sebastião do Indaiá.

“Vamos aumentar a oferta de atividades físicas não apenas no São Sebastião, mas em toda a cidade. Precisamos manter a população mais ativa, proporcionando mais saúde e bem-estar”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, reforçando que a prefeitura está mapeando as academias ao ar livre existentes no município em um único projeto.

“São 38 espaços como este em toda a cidade. A ideia é aproveitar estes locais aumentando a oferta de atividades físicas gratuitas para toda a população da nossa cidade. É importante ressaltar que todas as atividades são acompanhadas por um profissional de educação física”, completa o prefeito.

A academia do São Sebastião é composta por sete equipamentos, que oferecem exercícios que aumentam a mobilidade e desenvolvem a coordenação motora. Os exercícios físicos podem auxiliar na prevenção ou amenizar as doenças causadas devido a maus hábitos desenvolvidos ao longo do tempo, como o estresse, o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, aumentando a qualidade e a expectativa de vida na velhice.

“A autoestima aumenta, a depressão vai embora e a solidão dá espaço para a construção de um novo círculo social, pois uma academia ao ar livre está repleta de pessoas da mesma idade que estão dispostas a fazer amizade e compartilhar histórias”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

O pároco da Igreja do São Sebastião, Pe. Renato Gomes de Andrade, disse que vai utilizar a academia como uma atividade do grupo de recreação mantido pela Paróquia. “Temos um grupo de idosas que faz artesanato, dança e vamos agregar a academia a essas atividades. Será importante também para o restante do bairro, que vai poder usufruir do espaço”, disse.

Há pouco mais de 10 anos, um pequeno grupo de ginástica foi criado dentro do PSF no São Sebastião com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos que frequentavam o local. Apesar das dificuldades encontradas durante esse tempo, o trabalho seguiu e hoje são 60 alunos atendidos pelo projeto. Desde o início do ano passado, graças ao apoio da prefeitura, a turma conta com um professor e um estagiário de educação física.

Após quatro cirurgias na coluna, a dona de casa Marisa de Fátima Vidal, de 61 anos, participa do projeto há dois anos e ressaltou a importância dos novos equipamentos. “Está muito bonita a academia e bem funcional. Descobri a importância da atividade física depois de tantos problemas de saúde. Toda a comunidade vai abraçar e usar a academia para ter mais saúde”, disse.

A professora Ana Elvira, de 59 anos, também faz parte do projeto do PSF e participou do primeiro dia de aula na nova academia. Ela destaca a importância do espaço para o São Sebastião. “Muitos idosos sofrem com a depressão e o esporte é importante para melhorar esse quadro. Tenho algumas amigas que melhoraram muito participando do projeto. Ganhei mais saúde e qualidade de vida, mais disposição também”, contou.

Estiveram presentes na inauguração da academia ao ar livre do São Sebastião o vice-prefeito Baninho; a secretária de Saúde, Fabíola Heck; o secretário de Controle Interno, Fábio Alves; além dos vereadores Roni Medeiros e Márcio Arruda.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.