Começa nesta quinta-feira (21/09) o 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, evento que, até o dia 23, propõe ao público uma imersão completa no universo da mobilidade sustentável. Com a proposta de aproximar o publico ao tema, a expectativa é reunir cerca de 8 mil visitantes no pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.

Entre as autoridades confirmadas para debater o tema estarão representantes do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo Sérgio Avelleda, o vereador Gilberto Natallini, a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba Karen Castelli e os vereadores Caio Miranda e José Pólice Neto.

Registro do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias – Foto: Divulgação

Principais atrações
O Salão abriga, em seus três dias de realização, o Congresso “Empreendedorismo, Design e Inovação em mobilidade a favor do clima”, que possui o objetivo de debater as tendências mundiais relacionadas à Mobilidade Elétrica. A programação visa unir as autoridades e empresas envolvidas para informar e discutir, junto aos participantes, questões pertinentes que possam auxiliar a viabilização de um avanço estrutural para a implantação do modal no país.

Um dos destaques da programação é a presença de Ricardo Amorim, considerado o economista mais influente do Brasil, segundo a Forbes Internacional, que, além de parte do time do programa Manhattan Connection da Globo News, desde 2003, é colunista na Revista IstoÉ. Sua palestra foca nas oportunidades em Mobilidade Sustentável para o desenvolvimento de Cidades inteligentes, abordando o aspecto inovador da economia sob o conceito de mobilidade sustentável, aplicativos e modais e o potencial do mercado brasileiro em investir neste segmento.

O evento também promove o 2º Encontro de Empreendedores da Eletromobilidade (2º EEE), que reunirá tomadores de decisão (como prefeitos, secretarias, representantes de ministérios, entre outros) e fornecedores de produtos e serviços destinados à mobilidade sustentável, para o debate sobre como o transporte se insere no conceito de SmartCities. A ideia é que, juntos, possam criar novas soluções para a implantação não só de infraestrutura, mas de acessibilidade dos veículos elétricos para o brasileiro em termos de custos.

O salão ainda propõe o Matchmaking, rodadas de negócios guiadas por temas específicos que possibilitarão o encontro de empresários, start ups e tomadores de decisão em prol de uma busca mais efetiva na realização de parcerias que beneficiem a população e o mercado de mobilidade sustentável.

Registro do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias – Foto: Divulgação

Para aprender e se divertir
Os visitantes poderão contar com três pistas de test drive. A principal delas conta com a gestão da TSO, empresa especializada em ações automotivas, e traz os veículos Renault Twizy, BMW i3, Volvo XC90 T8 Hybride e-Tech. O público encontra ainda a “Brinquedoteca”, pista de motos, bicicletas, skates, e hoverboards, todos elétricos, para o deleite dos visitantes, sobretudo para as famílias se divertirem juntas.

Em uma terceira área, a Segway, maior fabricante do mundo de hoverboards, propõe uma brincadeira com o público, ao transformar um de seus veículos em um robô para interação com os visitantes.

Já no estande da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) será possível pilotar um simulador de Fórmula E, equivalente a Formula 1 dos veículos elétricos. Como a cabine possui tamanho real, o visitante poderá se sentir dentro de uma competição de verdade, promovido pela entidade. Enquanto isso, no VE Experience, o público terá a oportunidade de interação com proprietários de veículos elétricos.

Na área intitulada VE Experience, proprietários de veículos elétricos e híbridos contarão as suas experiências como motoristas de vanguarda, explicando as dificuldades, os benefícios e suas histórias com seus carros movidos à energia sustentável.

O 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias será realizado na Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo que fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme / São Paulo.

Programação
Exposição: 21 a 23 de setembro das 12h às 20h
Congresso: 21 e 22 de setembro das 8h às 20h
2º EEE: 21 de setembro das 8h às 11h

Informações http://www.velatinoamericano.com.br/