Uma decoração florida – com kalanchoes, gerânios, buganvilles e crisântemos – e uma atmosfera cultural embalada por música para recepcionar a Primavera, e principalmente, o público que frequenta uma das ruas mais charmosas do Centro Histórico, a 16 de Março. É a16 das Flores, uma ação dos empresários e síndicos da via para movimentar ainda mais o local atraindo moradores e turistas a um dos principais “points” da Cidade Imperial. Com apoio da Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, a iniciativa segue até 7 de outubro e é sucesso entre o público, já com reflexo positivo e aumento nas vendas do comércio.

“Este é mais um resultado da força da união entre a iniciativa privada e a esfera pública, em ações que visam o fomento do potencial da nossa cidade. É uma ideia super bacana que partiu dos empresários e acredito que é nosso dever, como gestores, incentivar e apoiar ações como a 16 das Flores. Feito em parceria e em prol da nossa Petrópolis, que é conhecida também por sua cultura que está presente nessa ação”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Durante 15 dias, iniciados junto com a Primavera no dia 22 de setembro, novos ares dão uma cara mais jovial e alegre à Rua 16 de Março. O local ganhou decoração especial florida com 340 vasos de flores, além de apresentações musicais ao vivo aos sábados, sempre às 11h30 e 16h30 com os músicos percorrendo trechos da rua mais animada desta estação. A ação tem participação de 80 empresas que formam a 16 de Março e é a primeira de outras previstas pelos organizadores.

“Esse é o pontapé inicial. Precisamos de movimento, de alto astral e alegria. Estava faltando cor, brilho e jovialidade. É isso que estamos trazendo para a 16 de Março. Somos um shopping a céu aberto e queremos trazer essa cultura e experiências, com música, a boa gastronomia e tudo o que a rua oferece”, conta a empresária Célia D’Azevêdo, uma das idealizadoras da ação. De acordo com Célia, uma entusiasta quando o assunto é fomentar o Turismo e o potencial de Petrópolis, a ação já rendeu bons frutos desde o primeiro dia.

“Já na sexta-feira a rua ficou lotada. Parecia até Nova Iorque. Muitos guias de turismo trouxeram os grupos aqui e os turistas amaram. A repercussão foi sensacional. No sábado as pessoas estavam super motivadas. E imediatamente vimos aumento nas vendas. Recebi mensagens de lojistas dizendo que a loja estava lotada e já tinham registrado um aumento de 20% nas vendas do que o normal”, comemora Célia, que pensou na ideia junto com a empresária Alvanei Abi Daoud.

“Mudou não só o movimento, mas a animação da população também. Algumas pessoas vêm até a loja para agradecer, elogiar. Como uma das idealizadoras do projeto, fico muito feliz pela mobilização que está acontecendo. No momento, temos 90% de adesão por parte dos síndicos e comerciantes da rua, além das ruas Irmãos D’Ângelo e Alencar Lima, que também aderiram, o que é incrível e muito maior do que o esperado. O que mais me deixa feliz é o sentimento de união entre todos da rua, principalmente pelo momento em que nosso país vive. A partir de agora, teremos outros projetos para a rua, devido ao sucesso do 16 das Flores”, enfatiza a comerciante.

16 das Flores aprovada pelo público e lojistas

A aceitação pela iniciativa florida e cultural da 16 das Flores foi bem aceita pelo público e também pelo lojistas, que ganharam um ambiente ainda mais encantador de trabalho.

“Desde sábado, quando tudo ficou pronto, o movimento só vem aumentando. As pessoas passam, tiram fotos e acabam entrando nas lojas”, comenta a vendedora de uma sapataria, Débora Almeida. “O número de pessoas passando pela rua aumentou muito, fotografando então. Estão todos curiosos e gostando muito do projeto, porque realmente ficou muito bonito. E, consequentemente, aumenta o movimento das lojas, o que é muito positivo para os comerciantes da rua”, aponta o comerciante José Coelho de Queiroz.

O mesmo dizem os frequentadores, que passaram a mudar o trajeto só para percorrer a rua florida. “Está lindo demais, maravilhoso! Estou passando por aqui todos os dias para ver as flores. Acho que todos estão gostando, porque tenho visto muita gente por aqui nos últimos dias. Precisamos de mais iniciativas como essa”, disse a aposentada Dina Ferreira, moradora do Centro.

“Achei tudo muito lindo, deixou a rua cheia de vida, cheia de alegria! A primavera é a estação mais bonita e agora está mais ainda. Meu aniversário de 88 anos foi ontem, e ver a 16 tão linda e colorida foi como um presente”, comemorou Aydes Garcez, de 88 anos, aposentada e moradora da Estrada Mineira. Concorda com ela o morador da Mosela, Romero da Cunha dos Santos. “Ficou lindo! A rua está cheia de vida, além de melhorar o movimento. Tomara que a população deixa tudo como está, pois vandalismo não combina com uma iniciativa tão legal”, disse.

FOTO: MARCELLO SANTOS