O clima de Natal já começou a tomar conta da Rua 16 de Março com o início da instalação das decorações nas calçadas e vitrines de lojas, nesta quinta-feira (16/11). Com tema retrô, os enfeites estarão por toda rua e trarão ainda mais encantamento somado à novidade do ano: o túnel de luzes – que será montado junto com a iluminação especial do Natal Imperial. No final de novembro e durante todo o mês de dezembro, a 16 também contará com uma vasta programação cultural, com chegada do Papai Noel, desfiles, shows e personagens, além do funcionamento em horários especiais nas lojas aos sábados e domingos.

Com os atrativos e decorações, que estarão pelas lojas de toda cidade, a expectativa do comércio é faturar 20% a mais do que no ano passado.        O Natal Imperial, que em 2017 será realizado graças a uma parceria entre iniciativa privada e poder público, está estimulando que moradores e empresários abracem a idéia, para que toda programação e decoração nos quatro cantos da cidade seja um incentivo para o turismo, um dos principais pilares da economia de Petrópolis.

Na Rua 16 de Março, empresários de 88 lojas que fazem parte do “Projeto 16” estão empenhados em realizar um Natal nunca visto na rua. “Todos estamos muito empolgados e já começamos a sentir os reflexos desses movimentos que estamos fazendo na economia”, explica a empresária Célia D’Azevedo. A abertura da programação acontece no dia 25 de novembro, durante toda a tarde, com chegada do Papai Noel, desfile, apresentação de banda marcial e personagens na rua. “Também terá muita música durante todo período de Natal. Com outras ações que já estamos fazendo na rua, nossa idéia é transformar a 16 em um verdadeiro corredor cultural”, completa o empresário Heitor Carneiro, lembrando que a Rua Alencar Lima também faz parte do movimento.

Destaque da iluminação da cidade, a 16 de Março vai receber um túnel de luzes ao longo da rua, que completará a decoração. Para o diretor-presidente do Instituto de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, a parceria entre a prefeitura e empresários será fundamental para realizar o Natal mais bonito dos últimos anos.

“A sociedade civil organizada, comércio, todos se uniram e estão investindo para que a gente possa deixar a cidade mais atrativa para o turista e, com isso, gerar emprego e renda. Essa é a cara do Natal Imperial”, frisa.