Já veterana, a Rio+Design marcará presença, pelo décimo ano consecutivo, no Salão do Móvel de Milão, o mais famoso evento internacional do setor de design, que será realizado de 17 a 22 de abril, na Itália. A convite da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL), a mostra organizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, com o apoio do Sebrae-RJ, vai integrar novamente a exposição Be Brasil, em pleno distrito Maroncelli, em Milão, entre galerias e ateliês de moda.

A subsecretária de Comércio e Serviços, responsável pelo design no estado, Dulce Ângela Procópio, destaca a importância da mostra para a divulgação da produção fluminense.

  • Mais do que orgulho, é uma missão mostrar ao mundo o que o Rio de Janeiro tem: design de qualidade e original. No mercado externo, nossos produtos vêm conquistando, cada vez mais, o apreço de compradores, distribuidores e da imprensa. Acredito que o resultado positivo, entre outras iniciativas, é fruto do trabalho desenvolvido nessa última década pela equipe da subsecretaria e sobretudo pelos designers. A marca Rio + Design, assim como os nomes dos nossos designers, já está consolidada por apresentar sempre novidades durante o Salão Internacional do Móvel de Milão – comemora Dulce.

Integrante do Conselho Consultivo Estadual, que orienta as ações do Governo do Estado na divulgação do design, e participante da Rio+Design desde o início da sua criação, o arquiteto Guto Índio da Costa, do estúdio Índio da Costa Design, apresentará a sua primeira coleção de cadeiras em madeira maciça, num processo industrial de inovação.

  • Hoje, tenho a oportunidade de continuar trabalhando para a indústria, mas também de fazer projetos e produtos que tenham a ver com a minha identidade pessoal. A minha vontade, a minha criação, independente de larga escala e de pesquisa de mercado, resulta em trabalhos muito mais autorais e artesanais, mas com processos fabris permitidos pela tecnologia digital – disse Guto.

Na edição de 2018 foram selecionadas 25 peças entre móveis, objetos de decoração e utensílios para o cotidiano, de designers com nomes já consagrados e de novos talentos, de 13 escritórios fluminenses.

Em sintonia com a atividade que dá nome ao seu estúdio, O Ebanista, participará com sete criações que valorizam vários tipos de madeira e requintados encaixes. Em sua quinta participação na mostra, o designer Ricardo Graham busca o fortalecimento da marca junto ao mercado internacional.

  • Esperamos fazer contatos profissionais com o objetivo de vender as peças, promover nossas criações junto a empresas estrangeiras e brasileiras, realizando contato com indústrias, lojistas e imprensa – finaliza Graham.

Participando pela primeira vez da mostra em Milão, a designer Renata Pereira, da Oficina 021, assina a linha de luminárias que têm como inspiração paisagens do Rio de Janeiro, como o Corcovado, Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos.

  • A inspiração para a criação das luminárias surgiu da paixão pelo Rio de Janeiro. Buscamos desenvolver um produto que mostrasse a nossa percepção da cidade e seus elementos mais icônicos. Nossa expectativa com o Rio+Design é de promover a indústria criativa carioca, divulgando todo o potencial criativo existente na cidade e mostrando a qualidade e beleza de nosso trabalho – destaca Renata.

 

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO