A cidade do Rio de Janeiro registrou, na manhã deste sábado, a maior sensação térmica do ano, na estação meteorológica do Riocentro, que marcou 48ºC.

Outros pontos do Rio também tiveram uma alta sensação térmica, mas não chegaram a bater o termômetro da estação do Riocentro. O resultado desse dia foram praias lotadas na Zona Sul e Oeste da cidade.

No entanto, há possibilidades de chuva moderada a forte a partir desta tarde. Segundo o Alerta Rio, a previsão para este sábado é de pancadas moderadas a fortes de chuva em pontos isolados da cidade. No domingo, a previsão é da chegada de uma frente fria, com ventos fortes.

O Centro de Operações do Rio explicou que a alta sensação térmica registrada na estação Riocentro se deve a condições específicas do local.

Confira a nota completa divulgadas nas redes sociais:

“A estação meteorológica do Riocentro que mede a sensação e muitos outros dados fica na Ilha da Pombeba. Essa ilha fica colada na Lagoa de Jacarepaguá e, por isso, a umidade próxima a esta estação costuma ser mais alta que a umidade relativa do ar registrada em outras estações instaladas em outros pontos do município. Como já explicamos outras vezes, a sensação térmica é diretamente influenciada pela quantidade de umidade disponível no ar. Quanto mais alta a umidade, maior será a sensação térmica. Então, para ficar claro: o Riocentro é um local particular e o calor registrado naquela estação é bem localizado, bem específico daquela área”.

Fonte: ODIA