Rio Limpo remove cerca de 300 toneladas de sedimentos em dois dias

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O programa Rio Limpo próximo ao Palácio de Cristal já removeu cerca de 300 toneladas de sedimento em dois dias trabalho. O trabalho de dragagem continuou nesta terça (16.10), de onde já foram feitas 20 viagens de caminhão com areia, mato, pedras e lixo retirados do curso da água. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o serviço, que integra o Plano Verão com o objetivo de evitar alagamentos na cidade.

Todo sedimento que está no leito do rio é arrastado até a margem por um trator de esteira, depois é retirado por uma retroescavadeira e depositado num caminhão para ser transportado para o aterro de Pedro do Rio.

“Esse trabalho mostra o esforço da prefeitura em antecipar o período de chuvas no município e tomar medidas para minimizar os efeitos, como os alagamentos. Por isso está sendo feita a retirada de tudo que fica no caminho e que pode atrapalha o curso natural da água, uma ação preventiva que tem uma enorme importância neste momento”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O Rio Limpo é feito em conjunto pela Secretaria de Obras e pela Comdep, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A atuação teve início no ano passado, quando foram removidas mais de cinco mil toneladas de sedimentos dos rios Piabanha, Palatinato e Quitandinha em locais como como Centro, Mosela, Cel. Veiga, Ponte Fones,Corrêas, Bonsucesso e Nogueira. Assim como em 2017, o serviço começou perto do Palácio de Cristal.

“Nos próximos dias, o serviço vai avançar em outros pontos ao longo das ruas Alfredo Pachá e Padre Siqueira. Depois, seguirá por mais bairros, como Bingen, Cel. Veiga e outros locais. Essa segunda etapa do Rio Limpo é necessária por causa da própria ação natural do vento e da água, que empurram esses sedimentos para o rio”, diz o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

O trabalho de limpeza de rios já ocorre durante todo o ano de forma manual pela Comdep, que mantém uma equipe para fazer a remoção de mato, pedras, terra e lixo do curso da água. Só esse ano, a Companhia já passou em diferentes pontos do Rio Quitandinha nas ruas Cardoso Fontes, Cristóvão Colombo e Saldanha Marinho (Castelânea), General Rondon (Quitandinha), Coronel Veiga e Washington Luiz (Centro), do Rio Piabanha, na Rua Antero Silva (Esperança) e Av. Barão do Rio Branco (Centro), e Palatinato, na Rua Souza Franco (Centro).

Outro trabalho que ocorre frequentemente é a limpeza de bueiros, que passou nesta terça-feira (16.10) pelas ruas Santa Rita de Cássia e Wenceslau Vieira Dias (Bairro Castrioto), Fonseca Ramos e Ipiranga (Centro). O serviço é feito de forma manual e, em caso de obstruções mais graves, é usado um caminhão sugador para retirar o que está bloqueando a passagem do caminho da água.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.