Rio Limpo inicia dragagem na Cel. Veiga

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Rio Quitandinha, na Cel. Veiga, começou a receber o serviço de dragagem nesta quinta-feira (25.10). O trabalho do programa Rio Limpo removeu cerca de 30 toneladas de sedimentos próximo à entrada da Comunidade do Gulf. O trabalho, que integra o Plano Verão, terá sequência nos próximos dias em um dos locais que mais sofre com alagamentos na cidade.

O excesso de areia, mato, pedras e lixo encurta o leito do rio e dificulta a passagem da água. Esses sedimentos são levados muitas vezes por ação natural do vento e da própria água. Em dias de chuva mais forte, o rio transborda e alaga a Cel. Veiga. Por isso, esse trabalho é extremamente importante nessa área.

“A dragagem é um trabalho preventivo que a prefeitura está fazendo para minimizar os efeitos da chuva. O esforço é para permitir o escoamento correto da água, tirando tudo o que pode atrapalhar o curso normal do rio. Já foi feito esse trabalho perto do Palácio de Cristal e as máquinas ainda vão passar em outros trechos da Cel. Veiga”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Uma retroescavadeira remove os sedimentos, que são transportados por caminhões para o aterro de Pedro do Rio. No Rio Piabanha, próximo ao Palácio de Cristal, o trabalho removeu mais de 450 toneladas de material.

O Rio Limpo é feito em conjunto pela Secretaria de Obras e pela Comdep, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A atuação teve início no ano passado, quando foram removidas mais de cinco mil toneladas de sedimentos dos rios Piabanha, Palatinato e Quitandinha em locais como como Centro, Mosela, Cel. Veiga, Ponte Fones, Corrêas, Bonsucesso e Nogueira. Assim como em 2017, o serviço começou perto do Palácio de Cristal.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.