As festas de final de ano, paralisam a maioria dos campeonatos nacionais da Europa, com a exceção do campeonato inglês que por uma tradição centenária realiza rodadas entre o natal e o Ano Novo, alguns campeonatos tiveram sua última rodada de turno realizada ontem, outros já estão parados há pelo menos 10 dias.

Alemão:

No campeonato alemão, após 17 das 34 rodadas, quem lidera é o Bayern de Munique com 41 pontos, 11 a mais que o segundo colocado, o Schalke 04, completam a zona de classificação a champions o Borussia Dortmund em terceiro e o Bayern Leverkusen em quarto.

Espanhol:

Ontem foi realizado o jogo mais esperado do campeonato e de toda a temporada do futebol espanhol, o clássico entre Real Madrid e Barcelona, realizado no Santiago Bernabéu, o time catalão surpreendeu e venceu por 3 a 0 fora de casa, com grande atuação de Messi, Busquets e Paulinho, o Barcelona lidera o campeonato com 45 pontos, 9 a mais que o Atlético de Madrid que é o vice-líder, completam o G-4 Valência e Real Madrid.

Francês:

O campeonato está na metade e quem lidera é o PSG, com 50 pontos, 9 a mais do que o segundo colocado Mônaco, o time do principado está empatado em 41 pontos com o Lyon, terceiro colocado, a diferença está no desempate, fecha o grupos dos melhores o Olimpique de Marseille.

Inglês:

Quem lidera com grande vantagem é o Manchester City, com 55 pontos, 14 a mais do que o segundo colocado o Manchester United, fecham o top-4 Chelsea e Liverpool, o City surpreende com o belíssimo futebol que a filosofia do treinador espanhol Pep Guardiola promoveu.

Italiano:

A disputa pelo título italiano é a mais intensa entre as grandes ligas europeias, quem está na frente é o Napoli, com 45 pontos, seguido pela Juventus, uma posição e um ponto atrás, Internazionale e Roma completam a zona de classificação a Liga dos Campeões da Europa.