O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras) promovem, nesta sexta-feira (21/9), o Projeto “Árvore é Vida”. A atividade, referente ao Dia da Árvore, tem o objetivo de estimular a percepção sobre a importância de áreas de preservação ambiental, através de ações educativas para crianças.
A Reserva Biológica receberá 120 alunos que participarão de palestras sobre unidades de conservação e de prevenção a incêndios florestais, acontecerá também uma caminhada ecológica pela Trilha da Água e no final, as crianças farão um plantio de mudas no interior da Unidade de Conservação.
O projeto é desenvolvido pela Superintendência Regional do Piabanha do INEA, e consiste em três atividades: Caminhada Ecológica na Reserva Biológica de Araras; Oficina Árvore é Vida, que viabiliza a experiência de um viveiro experimental com materiais alternativos e oficina para produção de mudas de vegetação nativa.
Com aproximadamente 4.000 hectares, a Rebio Araras abrange principalmente o município de Petrópolis, com uma pequena porção de Miguel Pereira, que faz parte da região Sul-Fluminense. A reserva foi criada com os objetivos de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense e com isso, ampliar o potencial de conservação da Região Serrana.
Nas Reservas Biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e para a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.
Por: Gabriel Malheiros