Oficina de compostagem, confecção de terrários com reciclagem de gaiolas, visitas orientadas e exposição de fotos, são algumas das atividades que acontecerão na Reserva Biológica Estadual de Araras, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada em Petrópolis, interior do Rio de janeiro, em comemoração ao aniversário de 41 anos.

Na quarta-feira (4/07), a partir das 14h, haverá uma Oficina de Compostagem com a Organokits, a qual aborda os princípios e metodologias de compostagem de resíduos domésticos orientada pelo convidado, Guilherme Veriano Campos, membro da Organokits, na sede da unidade de conservação.

No mesmo dia, às 15h, os guarda-parques oferecerão uma Oficina para confecção de terrários com reciclagem com gaiolas, na sede da Rebio Araras, cujo objetivo é mostrar para os participantes que as gaiolas podem ser utilizadas com outras finalidades, que não seja o aprisionamento de animais.

Já na sexta-feira, 6/07, a partir das 9h, os guarda-parques orientarão os visitantes para uma visita guiada à Trilha da Água, atrativo no interior da unidade de conservação. Consecutivamente, os guarda-parques orientarão os visitantes para participar de um plantio de mudas de espécies nativas na unidade de conservação e exibirão uma exposição de fotos das Aves nativas da Rebio Araras.

Todas as atividades serão gratuitas, mas para participar os visitantes deverão se inscrever previamente pelo telefone (24) 2225-1975.

Para finalizar as atividades da programação do aniversário da Rebio Araras, no sábado (7/07), às 8h30, a Reserva irá promover o programa Vem Pedalar RJ, do Inea. Será um passeio ciclístico de 20km de Mountain Bike, com nível de dificuldade médio a pesado para os iniciantes e leve para os experientes. O ponto de partida será próximo à sede, no Centro do Vale das Videiras, que fica na Estrada Almirante Paulo Meira n°7700, Araras, Petrópolis, Rio de janeiro.  Para participar da corrida os visitantes deverão se inscrever pelo e-mail: educacaoambiental.rba@gmail.com. Os participantes ganharão água, frutas e brindes durante a corrida.

O aniversário da Rebio Araras é uma data muito importante para nós, pois é uma oportunidade para aproximarmos a comunidade da Reserva, já que pela sua categoria não são permitidas visitas recreativas. Para isso preparamos uma programação especial com diversas atividades e contamos com a presença de todos para conhecer mais a Rebio e sua importância para a região.” disse Isabela Bernardes, gestora da Reserva.

O Vem Pedalar RJ visa promover a integração entre os visitantes e as unidades de conservação, a partir da prática do Ciclismo em meio à natureza, promovendo também a sensibilização ambiental dos atletas.

A Reserva Biológica Estadual de Araras tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

 

Serviço:

Onde: Estrada Bernardo Coutinho, 10.351, Gleba do Horto Jardim Araras, Araras, Distrito de Cascatinha, Petrópolis (Sede da Rebio Araras) / Centro do Vale das Videiras (Coreto)

Quando: 4 e 6/07 (Na sede da reserva) | 7/07 no Centro do Vale das Videiras

Fonte: Reserva Biológica de Araras