Renovação da frota: 30 novos ônibus já em circulação este ano

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com a implementação de três novos ônibus da Turb nas ruas da cidade nesta semana, Petrópolis agora já conta com 30 veículos novos em circulação este ano: são 20 da Turb e 10 da Cidade Real.  A meta do município é garantir a renovação continuada para que haja melhor desempenho dos ônibus, mais qualidade de trabalho para os rodoviários e aumento no número de viagens, que só no ano passado, graças a fiscalização, foram 12 mil a mais que em 2016.

“O setor de transporte ficou muitos anos sem investimentos e sem fiscalização. Isso não é bom para a cidade e nem para as empresas. Pressionando por melhorias, as empresas se adéquam e crescem no serviço; É o que estamos fazendo agora: exigindo renovação da frota e cumprimento das metas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

A melhoria na frota de ônibus começou já em janeiro deste ano com a aquisição de seis novos veículos pela Cidade Real. Os carros foram disponibilizados para rodar as 46 linhas atendidas pela empresa em Petrópolis. São veículos zero quilômetro, adaptados e com tecnologia de ponta, além de adequações às condições geográficas de Petrópolis, o que proporciona maior agilidade no tráfego e conforto aos passageiros nas comunidades de menor demanda.

Também pela Cidade Real foram adquiridos, em maio, quatros veículos zero quilômetro, de 46 lugares cada. Eles fazem as linhas 150 (Terminal Corrêas X Terminal Bingen) e 160 (Terminal Itaipava X Terminal Bingen). Os ônibus possuem 13,5 metros, ou seja, eles ampliaram a capacidade em mais de 10 lugares sentados comparados aos veículos da empresa que foram substituídos à ocasião. Por serem maiores eles conseguem atender 50% mais passageiros que antes, considerando também os que viajam em pé.

“Não basta que os ônibus sejam novos eles precisam ser de qualidade, ter tecnologias que atendam as condições geográficas da cidade. Isso significa aumento e melhoria na efetivação das viagens, uma vez que existirão menos quebras, além, claro, de mais conforto aos usuários. Além disso é extremamente necessário a manutenção pela empresa desses veículos – o que cobramos com rigor, além da colaboração da população em manter o patrimônio”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Melhorias também para os distritos

Já no segundo semestre a Turb colocou para rodar 20 ônibus novos: são 12 micros, seis diferenciados e dois alongados. Esses veículos estão atuando em 22 linhas diariamente beneficiando e aumentando a qualidade de moradores nos distritos. Os dois veículos alongados foram direcionados para fazer o trajeto entre o Terminal Itaipava e o Centro. Eles são maiores, medem 13,2 metros de comprimento – os padrões têm 11metros. Também têm capacidade para transportar até 86 passageiros por viagem e contam com um sistema de elevadores para cadeirantes diferenciado, mais eficiente, garantindo maior qualidade para e conforto no embarque e desembarque, já que tem a porta do meio exclusivamente para este fim

Já os 12 micro-ônibus possuem 22 assentos e possuem a nova tecnologia de motor Mercedes que são mais modernos, econômicos e menos nocivos ao meio ambiente. Eles estão fazenda as seguintes linhas: 607 (Caetitu), 612 (Vista Alegre), 616 (Vale das Flores), 621 (Rua Mercedes), 604 (Vila Epitácio), 698 (Corujão Águas Lindas), 717 (Circular Posse), 715 (Retiro das Pedras), 716 (Vargem dos Marmelos), 726 (Madame Machado via 28 de Abril), 728 (Jurity), 725 (Posse Gaby), 706 (Estrada do Gentio Corujão do Cuiabá) e 699 (Corujão Araras).

Os demais veículos são convencionais com padrão rodoviário, ou seja, contam com 42 poltronas reclináveis, maiores e mais confortáveis, catracas diferenciadas para a passagem de pessoas obesas, deficientes e cadeirantes. Esses ônibus também são equipados com cadeiras de rodas homologadas para transportar cadeirantes para dentro de veículo, em caso de necessidade. Eles estão atendendo as linhas 602 (Vale das Videiras), 701 (Barra Mansa), 605 (Vale das Videiras), 712 (Rio Bonito), 719 (Jardim Americano) e 703 (Santa Mônica).

“Desde janeiro de 2017, a CPTrans vem determinando melhorias no sistema como cumprimento de horários, novas linhas e ainda aumento no número de viagens. Então, neste período houve a criação das linhas “Direto” e o aumento em 12 mil viagens do que já era praticado em 2016. A fiscalização também é intensa para garantir o cumprimento de horários das linhas”, completa Jairo.

Ao longo do 2016, as cinco empresas autorizadas a funcionar na cidade receberam 1.661 multas, a maioria delas, 1.305, foi como punição por deixar de realizar viagem determinada. Petrópolis conta com 350 ônibus em operação e transportou 50 milhões de passageiros por 25 milhões de quilômetros percorridos no ano passado – o suficiente para dar duas vezes a volta na Terra. Petrópolis tem, atualmente, um ônibus saindo de seus pontos finais a cada 12 segundos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.