Na manhã desta quarta-feira (26), remadores do grupo KanoaSambaqui, vivenciaram e registraram um momento atípico e inesquecível na Baía Norte, em Florianópolis. Eles viram a água ficar brilhante, com pontos azuis se movimentando conforme a canoa e os remos encostavam no mar.
A capitã e proprietária do KanoaSambaqui, Débora Machado Dutra, conta que presencia esse fenômeno todo ano, e que é um presente da natureza. “Presenciar esse fenômeno é indescritível, mágico, incrível, surreal, um verdadeiro presente da natureza. Por irmos para o mar todos os dias, muitas vezes a natureza nos presenteia com além desse espetáculo, salvar tartarugas, avistarmos golfinhos, cardumes gigantes de peixes nos meses de maio, milhares de águas vivas.”
Segundo o oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta, são algas conhecidas como Dinoflagelados. Ele explica que esse comportamento acontece a partir de uma reação química quando há movimentação na água. “Quando o remo ou uma onda fazem a alga entrar em contato com maiores concentrações de oxigênio a reação é catalisada e temos a bioluminescência! Quando em condições adequadas de temperatura e disponibilidade de nutrientes, eles se reproduzem e se acumulam, formando o que é chamado de floração”.
Veja o fenômeno
Comentários estão fechados.