Apaixonados por serestas terão duas oportunidades de conferir boa música nesta quinta-feira (26.07). O projeto Petrópolis em Serenata leva para Pedro do Rio uma homenagem ao cantor e compositor Vinicius de Moraes, a partir de 19h. Já o Serenata Imperial acontece no Palácio de Cristal, às 20h, e vai cantar Raul Sampaio, violonista e cantor que compôs a música “Meu Pequeno Cachoeiro”, regravada por Roberto Carlos.As duas programações são gratuitas e contam com o apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).

As serenatas já se tornaram uma tradição em Petrópolis e há anos são apresentadas todos os meses pelos dois projetos. De acordo com o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, a parceria entre a prefeitura e os grupos é uma forma de preservar e manter vivasas raízes do município. “Projetos como esses valorizam os artistas locais. Fomentam a cultura não só no Cetro Histórico, mas também nos bairros. É muito importante continuarmos apoiando essas iniciativas, que ajudam a preservar a nossa história cultural”, destaca.

 No caso do Petrópolis em Serenata, os músicos percorrerão as ruas do distrito de Pedro do Rio saindo da Rua Cap. José Leal, na altura do número 496. A homenagem será para o cantor e compositor considerado o maior poeta da MBP, Vinicius de Moraes, que perpetuou sua inspiração em suas poesias musicadas. O projeto conta com seresteiros que se reúnem mensalmente e a cada mês percorrem ruas de um bairro, comunidade ou distrito da cidade, sempre homenageando nomes que têm relação com o estilo apresentado por eles ou com a localidade. É um projeto itinerante que nasceu em 2001.

Mais tarde será a vez da Serenata Imperial encantar o público do Palácio de Cristal cantando e falando sobre o violinista Raul Sampaio, nascido em Cachoeira de Itapemirim-ES. No projeto, os visitantes são recebidos com um livreto com todas as canções que serão apresentadas durante a noite para que as pessoas acompanhem e cantem junto com os músicos. O grupo conta com 15 integrantes, entre músicos, seresteiros e seresteiras. Para o repertório deste mês, eles também farão uma homenagem aos avós, pela comemoração do Dia dos Avós (26.07).