Quinta da Boa Vista terá programa gratuito com atividades educativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes Iniciativa conjunta de órgãos governamentais e instituições privadas visa estimular ocupação do parque histórico de São Cristóvão

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Um dos maiores parques urbanos da cidade, a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, será palco do programa AMAMOS A QUINTA, iniciativa conjunta da Prefeitura do Rio e de instituições públicas e privadas para estimular a ocupação e a revitalização do espaço, promovendo atividades educativas, artísticas, culturais e esportivas, voltadas gratuitamente a crianças e adolescentes.

O lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 8, com apresentação das atividades que integram o programa, que serão desenvolvidas pela Guarda Municipal do Rio, Fundação Parques e Jardins, Fundação RIOZOO, Museu Nacional, Clube Vasco da Gama e Unicirco Marcos Frota, entre outros parceiros. O evento contou com apresentações da Banda Sinfônica da Guarda Municipal e de uma tirolesa montada por guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) levando um momento de aventura para as crianças.

Participaram do evento a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, o secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola, além de crianças que serão atendidas pelo projeto Música na Quinta.

– Hoje é um dia de muita alegria, pois estamos aqui para cuidar dos nossos pequeninos, para que eles possam fazer a diferença na história desta sociedade. E agradeço a todos os parceiros que acreditaram neste projeto – disse a inspetora Tatiana Mendes.

A Guarda Municipal dará início ao Música na Quinta, projeto coordenado pelo trombonista Ricardo Agassis, da Banda Sinfônica da GM-Rio, com aulas teóricas e práticas voltadas para alunos de 12 a 17 anos, matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. Os alunos aprenderão iniciação musical, com leitura de partitura, história da música e poderão escolher o instrumento de preferência para tocar, como flauta, violino, violão, teclado, zabumba, tamborim e reco-reco. O projeto conta com o apoio da loja Disconildo e da Fundação RIOZOO que, juntas, fizeram a doação de 53 instrumentos musicais, além de som, camisetas, estantes, cadeiras e toda a estrutura necessária para a sala de aula que funcionará no RIOZOO.

Outra iniciativa da GM-Rio é Por Dentro da Quinta, projeto realizado desde 2008, com visitas guiadas por guardas municipais pelos principais pontos turísticos e históricos da Quinta da Boa Vista. No roteiro de cerca de duas horas de duração, os visitantes percorrem parte da área externa, em uma verdadeira aula-passeio com orientações sobre o Paço de São Cristóvão, antigo palácio e hoje Museu Nacional, além de informações sobre a arquitetura, as grutas e lagos artificiais, projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou, entre 1866 e 1876, para embelezar o parque.

A Fundação Parques e Jardins promoverá o projeto O Rio planta, eu cuido na Quinta da Boa Vista. O Museu Nacional oferecerá o Ciência na Quinta, um clube de jovens cientistas que estimula os jovens a conhecer mais sobre ciências com atividades educativas realizadas às quintas-feiras no período da tarde.  O Clube Vasco da Gama entrará com o projeto Descobrindo o Campeão do Futuro, oferecendo treinamento e assessoria esportiva nas diferentes modalidades do atletismo com atividades realizadas na Quinta e na sede do clube. Haverá ainda o  Abadá Capoeira, com aulas do mestre Canguru às quartas-feiras, das 9h às 10h, e o Quintal de Infâncias, de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que serão realizadas, quinzenalmente, às quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. A Unicirco Marcos Frota disponibilizará ingressos gratuitos a escolas públicas para os alunos assistirem aos seus espetáculos.

INSCRIÇÕES – O responsável deve comparecer com a criança ou o adolescente na Base da GM-Rio na Quinta da Boa Vista, ao lado do auditório do Jardim Zoológico. É necessário apresentar o documento de identificação, como carteira de identidade ou certidão de nascimento, o comprovante de matrícula em escola municipal e um comprovante de residência. O atendimento será realizado às terças-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

 

Fonte: Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.