A Associação Brasileira de Mulheres Médicas, em conjunto com a Associação Paulista de Medicina, realiza no dia 19 de outubro, a partir das 20h, uma reunião científica para discutir a questão do gênero na medicina. O objetivo do encontro é mostrar como as diferenças de sexo podem impactar no exercício da profissão. O evento será coordenado por Fatima Regina Abreu Alves, otorrinolaringologista e presidente da ABMM.

No encontro, serão destacadas questões que foram relevantes no Congresso Internacional sobre Diferenças de Gênero, que aconteceu em Montreal em maio deste ano. Além disso, há a finalidade de conscientizar os médicos sobre as diferentes necessidades de cada gênero para o mesmo problema. Também serão apresentadas pesquisas que mostram, por exemplo, que os homens precisam de mais levantamentos sobre osteoporose enquanto as mulheres têm carência na área cardiovascular.

“É essencial que haja um debate sobre as diferenças de gênero, já que elas existem e são desconsideradas em grande parte dos casos. A medicina de gênero visa, portanto, incluir dimensões biológicas e socioculturais, e seus efeitos sobre as mulheres e os homens, melhorando, assim, a saúde e os cuidados direcionados a cada um”, explica Fatima Regina Abreu Alves.

Com apresentações didáticas, a programação do evento apresentará palestras e, posteriormente, serão abertas inscrições da plateia para perguntas. “É muito importante para o avanço da medicina que os médicos sejam conscientizados a respeito do tema. Foi estabelecido pelo Charité Institute um currículo sobre a medicina de gênero, que foi implementado no horário do estudante regular e integrado em disciplinas especificas sempre que possível. Este fato determinou objetivos de aprendizagem, competências e investimentos de tempo necessários, de tal forma que este currículo pode ser ensinado em toda Europa, um grande avanço”, avalia a especialista.

APM / REUNIÃO CIENTÍFICA ABMM – HIGHLIGHTS DO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE DIFERENÇAS DE GÊNERO
DATA: 19 de outubro de 2017
HORÁRIO: das 20h às 22h
LOCAL: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 – Bela Vista – São Paulo
TELEFONE: (11) 3188-4248
www.apm.org.br
Crédito da foto: Roberto Kalil / Reprodução da internet