Quatro jogos abriram a divisão especial da Taça Brasil sub-20 de futsal que acontece no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no bairro Caxambu, no último domingo (27.08). No primeiro confronto, o Corinthians (SP) e o Minas (MG) ficaram no empate em 3 a 3 pelo grupo 2. Na mesma chave, o Madureira (RJ) goleou o SERP (GO) por 6 a 1 e largou na frente. No outro lado da competição, o Educar (SE) fez 3 a 2 no Paraíba (PB) e o Deportivo Imperial (RJ), clube que representa Petrópolis na competição, empatou em 1 a 1 com o Constelação (RR). Há sete anos o Estado do Rio de Janeiro não recebia uma edição do principal torneio da categoria da modalidade, que conta com o apoio da prefeitura através da Superintendência de Esportes e Lazer.

Ao longo de toda a semana, serão realizados os jogos da primeira fase do torneio, que tem final agendada para o próximo sábado (01.09) às 10h. Em seis dias, são esperadas cerca de duas mil pessoas, entre atletas, treinadores, comissões técnicas e dirigentes. A Taça Brasil traz mais visibilidade para Petrópolis, além de movimentar a economia do município.

Também como parte da programação da Taça Brasil, será realizado o I Meeting Serrano de Futsal, que vai debater sobre treinamento e performance, conceitos de jogo e gestão e estrutura da modalidade no Brasil, no dia 30 de agosto, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Com apoio aos eventos, a prefeitura colabora no fortalecimento da modalidade dentro do município.

“O nosso trabalho busca o fomento ao esporte nas comunidades do município. A presença das maiores equipes de futsal do país na nossa cidade é mais uma forma de incentivo para os jovens que praticam a modalidade em Petrópolis”, garante Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembrando que a competição no CIE será aberta ao público.

“Muitos jovens no Caxambu praticam futsal nos clubes da cidade. É importante que todos acompanhem as partidas, será uma oportunidade de aprendizado e crescimento. A gente acredita muito no potencial da cidade em receber eventos desse porte e estamos oferecendo a estrutura necessária para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, completa Hingo.

A tabela com os grupos e os horários de cada partida está disponível no site da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) (www.cbfs.com.br), entidade que organiza a competição. Com cinco clubes em uma chave e quatro na outra, a primeira fase será disputada em turno único, com as equipes duelando dentro de seus grupos, avançando os dois melhores às semifinais.