O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) fez, neste sábado (06.10), o quinto mutirão de consultas, neste ano. Desta vez, a ação promoveu 380 consultas médicas pré-agendadas direcionadas para mulheres, como referência à campanha Outubro Rosa. Este foi o nono mutirão realizado pelo HAC, entre consultas e cirurgias, em 2018.  

“Estamos reforçando os incentivos à Saúde da Mulher, promovendo um dia inteiro de consultas direcionadas para estes cuidados. O município vem ampliando o oferecimento de mamografias, adquirindo um novo mamógrafo, e dando este apoio à bela campanha que é o Outubro Rosa. Os mutirões foram uma ideia que deu muito certo e que vamos dar continuidade, unindo todos os esforços”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que esteve na unidade pela manhã acompanhado os trabalhos.

Ao todo, foram 160 atendimentos de ginecologia pré-operatória, 50 de dermatologia e 50 de proctologia, além de neurologia, oftalmologia e cardiologia (40 cada). O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro fez 69,4 mil atendimentos, em 2017, 6% mais que no anterior, que fechou com 65,3 mil consultas realizadas. Em 2018, de janeiro a agosto, só nestas cinco especialidades, já foram feitas 6,2 mil consultas.

“A Saúde da Mulher é uma das nossas prioridades, estamos promovendo este incentivo em todas as nossas unidades de Saúde. No próximo dia 20, um sábado, todos os postos vão funcionar permitindo o acesso das mulheres ao preventivo. Este apoio é fundamental para ampliar o atendimento e possibilitar que mais pessoas possam se prevenir e realizar o tratamento”, disse a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O Ambulatório do HAC oferece 30 especialidades médicas. Para o primeiro atendimento na unidade é preciso ter um encaminhamento fornecido pelo médico no posto de saúde ou unidade básica de saúde. Esse encaminhamento é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento junto ao hospital. A administradora de RH, Renata Marques, aprovou a ação deste sábado.

“Já sou atendida pelo Ambulatório do HAC e sou testemunha da boa recepção de toda a equipe aqui, principalmente, da minha médica ginecologista. Vim ser atendida e já estou com a cirurgia marcada. Isso é muito bom, pois nos passa segurança na hora de buscarmos atendimento médico”, disse Renata.

Os mutirões no HAC não param por aí. Já estão previstas ações, também, durante o Novembro Azul, voltados para a Saúde do Homem. “Temos trabalhado muito para oferecer mais serviços e nosso próximo objetivo é realizar uma ação voltada para a prevenção de doenças relacionadas à Saúde do Homem. O ambulatório tem uma variedade grande de especialidades e teremos mais novidades em breve”, completou o gerente do Ambulatório do HAC, Rene Giardini.

Também acompanharam os atendimentos nesta manhã o vice-prefeito Baninho, a coordenadora do Gabinete da Cidadania e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), Anna Maria Rattes, e a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Cléo de Marco.