Foto: Magno Segilia

Quase 100 motoristas são flagrados sob efeito de álcool em Teresópolis

A Operação Lei Seca foi realizada no último fim de semana
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Operação Lei Seca realizou no último fim de semana, 41 ações de fiscalização em todo o Estado do Rio de Janeiro. De sexta-feira (14) a domingo (16), 3.467 motoristas foram abordados, e destes, 543 estavam dirigindo sob efeito de álcool.

O destaque desta operação ficou com o interior do Estado, onde foram realizadas duas ações no município de Teresópolis, Região Serrana do Rio. No sábado, a operação aconteceu na Praça Ginda Bloch, no bairro Alto. Foram abordados 142 motoristas e, destes, 43 foram flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, ou seja, 30,28%. Já no domingo, a ação policial aconteceu na Rua Tenente Luiz Meirelles, onde dos 137 motoristas abordados na blitz, 34 estavam dirigindo sob efeito de álcool, ou seja, 24, 82%.

No total, em Teresópolis, das 279 pessoas que foram paradas na blitz, 77 estavam dirigindo sob efeito de álcool. Desse modo, 27,59% dos motoristas estavam embriagados.

A Cidade de Campos dos Goytacazes, também contou com a fiscalização da Lei Seca em duas ações no final de semana. De 339 motoristas abordados, 73 (21,53%) foram autuados.

Em Nova Iguaçu, na sexta-feira, os agentes da Lei Seca pararam 78 motoristas e 20 (25,6%) dirigiam sob o efeito do álcool. Já no sábado, 35 casos de alcoolemia foram registrados. O município de São Gonçalo também teve uma ação de fiscalização e com percentual de alcoolemia chegando a 34,1% em apenas um dia de blitz.

Consequências

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que dirigir alcoolizado pode ser tanto crime de trânsito quanto infração. A infração de trânsito de dirigir sob efeito de álcool está prevista no art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já o crime de trânsito está previsto no art. 306 do CTB.

A diferença entre os dois está relacionada a quantidade de álcool no organismo do condutor do veículo, quando verificado pelo agente fiscalizador. Será considerada infração de trânsito, quando o resultado do bafômetro for a partir de 0,05 mg/L de álcool no sangue do motorista. O crime de trânsito acontece quando o resultado do bafômetro der igual ou superior a 0,3 mg/L de álcool.

Existem diferentes penalidades para cada um dos casos. A infração, de acordo com o CTB, é uma infração de trânsito gravíssima com multa multiplicada por 10 vezes o valor da multa gravíssima. Além disso, o motorista recebe a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O crime de trânsito é penalizado de maneira administrativa com multa e suspensão da CNH. A prática ainda prevê a detenção do motorista de seis meses a três anos, ou seja, o motorista que estiver dirigindo com 0,3 mg/L no sangue, vai responder por um processo criminal.

Com informações do Jusbrasil.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.