Pujança e diversidade da produção agropecuária da região de Rio Preto são destacadas por Arnaldo Jardim O Fórum de Orgânicos é destaque na área de Tecnologia e Conhecimento da Expo 2017

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Paulo Prendes

 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim destacou a pujança  do setor agropecuário da região de São José do Rio Preto, especialmente para o desenvolvimento social e econômico de São Paulo e do País, durante a 55ª edição da Exposição Agropecuária de Rio Preto, realizada na manhã desta quarta-feira (11), em São José do Rio Preto.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Preto tem como objetivo resgatar a tradição da Expô, como é conhecida, de fomentar o agronegócio, o comércio e outros segmentos da região, estimulando a economia da cidade para gerar emprego e renda em variados setores do município.

O titular da Pasta ressaltou a diversidade de culturas agropecuárias na região, lembrando a citricultura, pecuária, piscicultura e avicultura, além de comentar o potencial da região para a produção de grãos como alternativa para a cultura sucroalcooleira.

Do ponto de vista do empreendedorismo, Arnaldo Jardim destacou o potencial do agronegócio, um dos únicos setores que suportou a crise econômica do País, puxando a retomada do crescimento. “O setor agropecuário salvou a lavoura. O governador Gerado Alckmin acredita no setor e não poupou esforços para investir, trazendo recursos para inovação, reestruturando nossos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), apoiando o pequeno produtor e o agricultor familiar, para que o nosso homem do campo aumente sua produtividade, gerando renda e riqueza para o País”, enfatizou o secretário.

“Um espaço de negócios, destacando as riquezas que temos na borracha, no etanol, na laranja, no leite, enfim, Rio Preto é uma economia diversificada. Sei que vai ser um trabalho diferente”, afirmou Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto.

Fórum de Orgânicos
O Fórum de Orgânicos é destaque na área de Tecnologia e Conhecimento da Expo 2017, com pelo menos 200 participantes. “Nossa proposta é difundir O interesse em uma alimentação de qualidade, ‘livre de agroquímicos, valorizando cada vez mais a agricultura familiar local. Tudo que discutiremos está pautado na produção do que chamamos de alimento bom, limpo e justo”, explicou  Célia Gomes, diretora da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo na regional Rio Preto.

Durante o Fórum, serão discutidos assuntos como a transição da agricultura tradicional para a orgânica, a certificação dos produtos, os benefícios em se consumir orgânicos, a cadeia que envolve da produção ao consumidor, entre outros.

Leilão
Durante a Expo Rio Preto 2017, será realizado um leilão com 11 raças bovinas, com estimativa de reunir mil animais. A grade completa de avaliação inclui animais Nelore, Nelore Mocho, Santa Gertrudes, Sindi, Tabapuã, Guzerá, Girolando, Gir Leiteiro e Angus. Também participam da exposição as raças Senepol, Simental e Gir Dupla Aptidão.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.