Próximo Fale-me de Petrópolis será em comemoração aos 75 anos de abertura do Museu Imperial

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

No dia 29 de março, a Biblioteca do Museu Imperial sediará mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. O evento será às 14h30, gratuito e aberto ao público. O convidado do dia será o Diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Júnior.

Dessa vez, o tema abordado no encontro é em comemoração aos 75 anos da inauguração do Museu Imperial ao público, que aconteceu no dia 16 de março de 1943.

Idealizado e promovido pela historiadora Cláudia Costa, o projeto “Fale-me de Petrópolis” faz parte da programação permanente da instituição. Segundo Cláudia a biblioteca é o espaço ideal para o evento, já que alia cultura ao dinamismo possibilitando uma boa prosa.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do Imperador d. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.,

 

Sobre o palestrante: Maurício Vicente Ferreira Júnior é professor de História do Brasil e História da Arte na Universidade Católica de Petrópolis. É membro da Academia Petropolitana de Educação, do Conselho da Universidade Católica de Petrópolis, da Comissão de Arte Sacra e Liturgia da Diocese de Petrópolis, do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Conselho Consultivo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Master of Arts – Museum Studies (SUNY) e bacharel em História (UFRJ).  Pesquisador do Museu Imperial, desde 1985, e diretor da instituição desde 2008. Publicou artigos em diversos periódicos no Brasil e no exterior e capítulos em obras coletivas. Presidiu o Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO e é sócio titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

 

Serviços

Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: [email protected]
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial 

Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Fonte: Museu Imperial

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.