No dia 29 de março, a Biblioteca do Museu Imperial sediará mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. O evento será às 14h30, gratuito e aberto ao público. O convidado do dia será o Diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Júnior.

Dessa vez, o tema abordado no encontro é em comemoração aos 75 anos da inauguração do Museu Imperial ao público, que aconteceu no dia 16 de março de 1943.

Idealizado e promovido pela historiadora Cláudia Costa, o projeto “Fale-me de Petrópolis” faz parte da programação permanente da instituição. Segundo Cláudia a biblioteca é o espaço ideal para o evento, já que alia cultura ao dinamismo possibilitando uma boa prosa.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do Imperador d. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.,

 

Sobre o palestrante: Maurício Vicente Ferreira Júnior é professor de História do Brasil e História da Arte na Universidade Católica de Petrópolis. É membro da Academia Petropolitana de Educação, do Conselho da Universidade Católica de Petrópolis, da Comissão de Arte Sacra e Liturgia da Diocese de Petrópolis, do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Conselho Consultivo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Master of Arts – Museum Studies (SUNY) e bacharel em História (UFRJ).  Pesquisador do Museu Imperial, desde 1985, e diretor da instituição desde 2008. Publicou artigos em diversos periódicos no Brasil e no exterior e capítulos em obras coletivas. Presidiu o Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO e é sócio titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

 

Serviços

Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial 

Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Fonte: Museu Imperial

Crédito da foto: Divulgação / Museu Imperial/Ibram/MinC