Foto: Divulgação/UFJF

Provas do Pism 2022 serão aplicadas neste fim de semana em Petrópolis, confira as orientações

É obrigatória a utilização das máscaras N95 ou PFF2, máscaras de pano, de tricô ou cirúrgicas não serão permitidas.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Gabriel Barbosa

Mais de 30 mil estudantes vão realizar neste fim de semana provas referentes aos módulos I, II e III do tradicional Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), vestibular que da acesso à uma vaga para ingressar em uma graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os exames vão ser realizados no sábado (5) e no domingo (6), e a cidade de Petrópolis será um dos polos de realização da prova. Os outros municípios que receberão o exame: Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). Antigamente, a prova não era realizada na Cidade Imperial, porém, devido a alta demanda de estudantes petropolitanos se inscrevendo no vestibular, no ano de 2019 o município passou a sediar o exame.

A UFJF divulgou uma lista com diversas orientações para os alunos que farão a prova. Além de toda a documentação necessária para a realização do exame, a Universidade também informou todos os protocolos de segurança que serão adotados em virtude da pandemia de Covid-19. Confira abaixo um cronograma geral de tudo que o candidato deve ter em mente no dia do exame:

Documentos

Os documentos que são aceitos como identificação na hora da prova são: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não será aceita a apresentação de nenhum tipo de documento digital para a realização do exame, apenas os documentos em formato físico. Cópias dos documentos, mesmo que autenticadas também não serão aceitas.

Enquanto o candidato estiver realizando sua prova, é obrigatório que o documento de identificação fique disponível para que os fiscais que estarão trabalhando no dia possam visualizá-lo. A UFJF ainda alertou que não será aceita nenhuma outra documentação com foto, como carteira de ônibus ou de clubes que não esteja presente no edital do vestibular.

Atenção no Horário

A disciplina com o horário é fundamental para que você fazer uma prova tranquila e também não fique tão nervoso no momento do exame. Chegar em um horário confortável e sem atraso é primordial para fazer uma boa prova. Para que seja evitado qualquer tipo de aglomeração, os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. Os atrasos não serão tolerados e caso chegue depois do prazo estipulado, perderá sua prova.

É orientado pela coordenação da universidade que os candidatos cheguem com ao menos meia hora de antecedência, para evitar atrasos e imprevistos. O participante que não se apresentar para fazer a prova nos locais, dias e horários definidos será eliminado do exame, sem chances de realização de uma segunda chamada.

Após o início da prova, mesmo que você já tenha terminado ela extremamente rápido, é necessário permanecer no local do exame por pelo menos uma hora e 30 minutos. Foi reforçado pela UFJF que não haverá prorrogação do tempo de prova por conta do afastamento do candidato da sala, inclusive para atendimento médico.

Protocolos contra o Coronavírus

É obrigatório o uso de máscara que tampe o nariz e a boca durante todo o período em que o candidato estiver no local da prova. Desde a entrada na unidade até a saída. Quem desrespeitar os protocolos sanitários da Organização Mundial da Saúde (OMS) será eliminado do exame imediatamente. Esta medida também é obrigatória para os aplicadores de provas e acompanhantes de mães que estiverem amamentando.

Não será fornecido nenhuma máscara no local do exame. É necessário que cada candidato tenha uma máscara reserva e leve um plástico para trocar a usada. A troca da proteção facial tem que ser realizada a cada três horas. É recomendável a utilização das máscaras N95 ou PFF2.

Alimentação

Só é permitida que a máscara seja retirada da face para a alimentação rápida ou a ingestão de líquidos. Esse ato deverá ser realizado do lado de fora do ambiente de prova, com a presença de um fiscal em um local aberto e arejado. é obrigatório higienizar as mãos com álcool antes de comer ou beber.

É proibida a utilização de bebedouros dos locais de exames, que estarão interditados nos dias da prova.

Sintomas de Gripe ou Covid-19

O candidato que apresentar sintomas de Gripe ou de Covid-19 devem fazer um teste para a doença, caso teste positivo, não deverá comparecer para a realização da prova.

Se o estudante apresentar sintomas no momento da prova, deverá comunicar ao fiscal que o levará em uma área médica para a realização de exames.

É proibido levar

É proibida a utilização de: Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorros. Também não podem portar nenhum tipo de arma, mesmo com porte. Além disso, também é proibida dos seguintes utensílios : Lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

O participante que tiver cabelos compridos deve manter o cabelo preso, com as orelhas a vista para que os fiscais possam observá-las. É permitido levar celular, entretanto ele deverá ficar desligado e ser colocado em uma sacola preta entregue por um dos fiscais.

Caso estas normas não sejam cumpridas, o candidato será devidamente eliminado do vestibular.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.