Fachada Uerj. Divulgação/Uerj. Rogério Santana.

Prova do Vestibular Estadual da Uerj acontece nesse domingo (20)

O exame será realizado em apenas uma fase, em 20 de março de 2022, devido ao impacto da pandemia de Covid-19.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferece 5.736 vagas distribuídas por 64 cursos de graduação na capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. O edital e todas as informações estão no site https://www.vestibular.uerj.br.

O exame será realizado em apenas uma fase, em 20 de março de 2022, devido ao impacto da pandemia de Covid-19. Haverá 60 questões de múltipla escolha de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), Matemática, Química e Redação. Para a prova de Língua Portuguesa/Literatura é indicado o livro Sonetos, de Luís de Camões. Para a Redação, recomenda-se ler Uma janela em Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Os candidatos aprovados para o primeiro semestre começam as aulas em 13 de junho. Os classificados para o segundo semestre iniciam em 19 de outubro.

Sistema de reserva de vagas

A Uerj oferece aos candidatos que vivem em condições de carência socioeconômica a possibilidade de concorrer à reserva de vagas no vestibular, desde que atendam ao requisito de ter renda per capita (por pessoa da família) mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.650,00. Distribuição das vagas:

– 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;

– 20% para estudantes oriundos do ensino médio da rede pública de ensino;

– 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por motivo de serviço.

O estudante que ingressar na Universidade pelo sistema de cotas recebe a Bolsa-permanência, que atualmente é de R$ 550,00, até o tempo máximo do currículo previsto para cada curso. Essa ajuda de custo tem o objetivo de garantir a frequência nas disciplinas e atividades.  Com esse sistema de vagas, no qual a Uerj é pioneira, a Universidade possibilita que pessoas de camadas sociais menos favorecidas possam cursar o ensino superior. Ele foi implantado na gestão da reitora Nilcea Freire e vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos. Atualmente, a Uerj é a universidade mais inclusiva do país.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.