A prova da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para os 28 alunos inscritos no curso preparatório da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER) acontece no dia 26 de junho em Petrópolis. A avaliação acontece na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) no Quitandinha, local onde ocorrem as aulas. Dessa maneira, a cidade pode aumentar o número de radioamadores profissionais: neste momento, o grupo é composto por 41 pessoas.

Em abril deste ano, 23 novos profissionais foram regulamentadas pela ANATEL para realizar a atividade na cidade. O grupo de radioamadores atua no momento em que todas as outras formas de comunicação param de funcionar, como ocorreu na cidade em 2011, no Vale do Cuiabá, e em 2013, na Vila São Joaquim, no Quitandinha.

“O trabalho integrado com os radioamadores é fundamental para a Defesa Civil no momento em que acontece uma grande tragédia. Desde o início da nossa gestão, o grupo participou de um treinamento simulado com a gente e ganhou uma sala dentro da Defesa Civil.  A comunicação é peça chave para uma resposta mais eficaz”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A atuação em conjunto dos radioamadores com a Secretaria de Defesa Civil é prevista na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). O grupo é parte dos planos de contingência do município, participando ativamente das ações da Defesa Civil com o suporte em treinamentos e simulados. Além disso, o grupo ajudou a reativar o sistema integrado de comunicação da prefeitura, que funciona através de rádios transmissores e atende os setores de resposta do município.

“Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo. Ficamos muito felizes e honrados em contribuir com o sistema da prefeitura como um todo”, explica Fábio Hoelz, Coordenador de Educação da ROER.

Trabalho integrado também no simulado de incêndio florestal

A ROER também faz parte do Plano Inverno 2018 de Petrópolis e vai participar do simulado de incêndio florestal, que acontece na próxima terça-feira (19.06) no 32° Batalhão de Infantaria Leve/Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar. O treinamento em conjunto reúne agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica e órgãos ambientais.