Prorrogado o prazo de atualização de cadastros do BPC

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Ministério de Desenvolvimento Social prorrogou o prazo de atualização de cadastros de pessoas que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) – também conhecido como Loas. O período final era o dia 31 de dezembro, mas agora foi estendido: quem faz aniversário entre janeiro, fevereiro e março deve procurar o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo até o dia 30 de março de 2019. Em Petrópolis, mais de 3 mil pessoas estão inscritas para receber o benefício.

O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que tenham renda de apenas ¼ de salário mínimo – ou R$ 238 por pessoa. Essas pessoas, que não conseguiram se aposentar ou não podem trabalhar e, por consequência, não possuem fonte de renda, possuem direito ao benefício de um salário mínimo garantido pelo governo federal. Para isso, é preciso estar com o cadastro em dia.

“Essas pessoas possuem o direito ao BPC, garantido pelo governo federal, e só precisam procurar o Cras com os documentos pessoais e um comprovante de residência. Com a prorrogação do prazo, essas pessoas vão poder fazer a atualização dos cadastros com mais calma, mas é importante que elas estejam atentas para garantir que vai continuar recebendo esse benefício”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

É preciso que o beneficiário fique atento, já que a confirmação do cadastro é fundamental para garantir a continuidade do recebimento do BPC. Se o prazo for perdido, o auxílio é suspenso até a regularização.

“Como o prazo era até o fim deste ano, a Secretaria de Assistência Social montou uma estrutura especial de atendimento no Cras Centro, em Itaipava e no Centro Administrativo. Com a extensão, as pessoas poderão procurar mais tranquilidade todos os Centro de Referência em Assistência Social e fazer essa atualização de cadastro. A recomendação é que os beneficiários liguem para a Secretaria e agende um horário de atendimento, mas também serão atendidos se forem direto a algum Cras”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

Para a confirmação do cadastro, o beneficiário deve levar RG e CPF pessoais e de quem mora com ele, além de comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone). O atendimento em qualquer Centro de Referência em Assistência Social acontece de segunda a sexta, de 8h às 17h. Se preferir, é possível agendar um horário de atendimento pelo telefone: 2233-8110. Por esse número também é possível tirar dúvidas e consultar qual é o Cras mais próximo ao beneficiário.

Também foi modificado os prazos para os demais beneficiários. Quem recebe o BPC e faz aniversário entre abril e junho precisa atualizar os cadastros até 30 de junho; nascidos entre julho e setembro tem até 30 setembro para isso; já os de outubro a dezembro tem até o fim do ano que vem.

Veja o endereço dos Cras de Petrópolis

CRAS Quitandinha: Rua Alagoas, s/nº

CRAS Centro: Rua Dr. Sá Earp, nº 39 

CRAS Retiro: Rua Henrique Dias, 221

CRAS Posse: Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse)

CRAS Corrêas: Rua Vigário Correa, 443

CRAS Vale do Carangola: Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG

CRAS Itaipava: Estrada União e Indústria, 11.860

CRAS Madame Machado: Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704)

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.